Habitação: Estado entrega 200 apartamentos no Brás para moradores de cortiços

Entrega será realizada neste sábado, dia 25

sex, 24/09/2004 - 17h12 | Do Portal do Governo

Mais 200 apartamentos para moradores de cortiços serão entregues pelo Governo do Estado, no bairro do Brás, região central da Capital. O evento será amanhã, dia 25, às 11 horas, no próprio Conjunto Habitacional Brás F/G, situado à rua Sampaio Moreira, n° 197/211, com a rua Cel. Francisco Amaro.

A iniciativa, viabilizada pelo Pró-Lar Atuação em Cortiços, beneficia famílias que vivem em situação precária em 24 cortiços da região central, sendo que 20 ficam no próprio Brás.
As demais famílias são oriundas de dois cortiços do bairro Bela Vista, um do Bom Retiro e um do Pari. Com a transferência para o empreendimento do Brás, as famílias continuarão morando no Centro da cidade, mas em moradias dignas e com infra-estrutura completa. Uma realidade bem diferente da vivida nos insalubres cortiços, onde as condições de habitabilidade são totalmente inadequadas

Participam da entrega o secretário de Estado da Habitação, Mauro Bragato, o secretário de Estado da Segurança Público, Saulo de Castro Abreu Filho, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Raul do Valle.

A atuação do Governo do Estado nestes 24 cortiços beneficia cerca de 350 famílias, sendo que 200 irão para o conjunto habitacional e 150 estão em processo de habilitação para serem atendidas com cartas de crédito. Os valores do financiamento e das prestações são adequados à renda familiar do beneficiado. Todos estão recebendo subsídio de R$ 14 mil, que garante o acesso ao programa habitacional. Na seleção dos 20 cortiços atendidos no Brás, dentro do projeto de intervenção do setor, foram priorizados os imóveis que apresentassem maior precariedade física, adensamento populacional e estivessem próximos a outros imóveis encortiçados.

A Companhia indicou esses cortiços à Comissão de Intervenção e Reabilitação de Cortiços (Circ) da Prefeitura de São Paulo, órgão responsável pela fiscalização, notificação e até lacração deste tipo de imóvel. Após o atendimento, cabe ao poder municipal a tarefa de regularizar a situação dos cortiços desocupados.

A CDHU analisa ainda a possibilidade de adquirir alguns deles para a construção de outros empreendimentos do programa. Já os cortiços atendidos dos outros bairros estão em processo de erradicação ou já foram desativados. Ações como estas do programa de intervenção em cortiços, além de oferecer moradias dignas às famílias, contribui com a revitalização do Centro, que, ao longo dos anos, vem enfrentando um processo de degradação.

O Conjunto Habitacional Brás F/G, viabilizado com recursos da ordem de R$ 17,9 milhões, possui um total de 400 apartamentos. As outras 200 unidades estão destinadas a famílias de policiais, por meio de convênio entre a CDHU, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e o banco Nossa Caixa. A parceria será anunciada durante o evento de entrega. Os apartamentos têm 40,08 m2 e 48,14 m2 de área construída, um ou dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço. Os prédios contam elevadores, salão de festas e playgrounds.

Marlene de Araujo da Superintendência de Comunicação Social
C.A.