Habitação: CDHU sorteia 131 apartamentos para portadores de deficiência

Estão inscritos 830 para o evento que será na sexta-feira, às 11 horas, no Ginásio Municipal de Esportes, em Mogi das Cruzes

qua, 27/08/2003 - 20h07 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteia, nesta sexta-feira, dia 29, 131 apartamentos dos Conjuntos Habitacionais Mogi das Cruzes H,I,J,K,M1 e M2, que foram reservados para as famílias com portadores de deficiência. O evento será às 11 horas, no Ginásio Municipal de Esportes (Av. Ismael Alves dos Santos, nº 500, Mogilar), no município de Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo.

Estão inscritas para o sorteio 830 famílias que declaram, na ocasião da inscrição, possuir membros portadores de deficiência (física, mental, auditiva e visual). Estas famílias deverão retirar as senhas amanhã, dia 28, das 10 às 17 horas, no mesmo local do sorteio.

Ao todo, os empreendimentos possuem 1.860 apartamentos. Destas unidades, 1.534 foram sorteadas, no dia 10 de maio deste ano, entre a população geral inscrita, 93 (5%) foram sorteadas entre idosos, 75 (4%) entre policiais e 27 foram destinadas ao Programa CDHU/Secretária de Segurança Pública. A CDHU reservou as outras 131 (7%) aos portadores de deficiência e agora vai realizar o sorteio para selecionar as famílias beneficiárias. Para garantir maior conforto e autonomia aos portadores de deficiência, as unidades reservadas são adaptadas conforme o tipo de deficiência.

Os 1.860 apartamentos têm 45,46 m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Destes apartamentos, 1.360 serão entregues em setembro e 500 deverão estar concluídos em dezembro deste ano. As unidades foram viabilizadas pelo Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada (Empreitada Integral) com recursos da ordem R$ 49,2 milhões.

Pelo Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada (Empreitada Integral), a CDHU contrata uma empresa, por meio de concorrência pública, para a compra do terreno, execução de infra-estrutura e construção das moradias, que serão comercializadas pela Companhia. O programa é destinado às famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Núcleo Habitacional por Empreitada, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Autoconstrução (Habiteto), Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, estão em produção 71.830 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 1,5 bilhão. Deste total de unidades, 9.415 já foram entregues entre janeiro e julho deste ano e 62.415 estão em construção. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 75 mil empregos.

A meta do Governo do Estado é beneficiar 200 mil famílias com os seus programas habitacionais, até o fim de 2006. Deste total, cerca de 165 mil serão contempladas com novas moradias e as demais com melhorias habitacionais e urbanas, como reforma ou ampliação de imóveis existentes, execução de infra-estrutura em bairros degradados, entre outras.