Habitação: CDHU entrega primeiro conjunto habitacional dotado de tecnologia inteligente

No total, são 268 apartamentos construídos no bairro da Mooca com investimentos de R$ 13 milhões

ter, 26/07/2005 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação entrega às 11 horas desta quarta-feira, dia 27, em São Paulo, o primeiro conjunto habitacional do País dotado de tecnologia inteligente. No total, são 268 apartamentos, com sistema de medição eletrônica e individual do consumo de água, luz e gás. As unidades também contam com um sistema inovador que permite a conexão de Internet, linhas telefônicas e TV a cabo a partir de qualquer tomada dos apartamentos. A solenidade de inauguração terá as presenças do governador Geraldo Alckmin do secretário de Estado da Habitação, Emanuel Fernandes, e do prefeito de São Paulo, José Serra.

Os apartamentos foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) na rua Barão do Tietê, esquina com a rua Doutor Foom, no bairro da Mooca. O investimento na construção das unidades é da ordem de R$ 13 milhões.

Os apartamentos que estão sendo entregues são para famílias que estavam morando em 31 cortiços espalhados pela cidade de São Paulo. Portanto, a entrega faz parte do Programa de Atuação em Cortiços (PAC), que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Tecnologia de ponta

Os avanços dos prédios inteligentes possibilitaram uma economia de 34% nos custos de construção e implantação dos sistema prediais. Além disso, reduzirão em 30% as contas de água pagas pelos mutuários.

O conjunto vai funcionar com uma tecnologia inédita na América Latina, que é o sistema Power Line Communication (PLC).

O PLC nada mais é do que o uso da rede elétrica tradicional para a transmissão de informações e sinais eletrônicos. Por meio desta tecnologia, implantada numa parceria da CDHU com a Eletropaulo, os mutuários dos prédios que estão sendo entregues na Mooca poderão ter acesso à Internet, TV a cabo e sistema telefônico a partir de qualquer tomada comum dos apartamentos.

Em outras palavras, se um mutuário tiver um computador e quiser ligá-lo à Internet usando a tomada do banheiro do apartamento ou de qualquer outro cômodo, poderá fázê-lo. O mesmo sistema valerá para a TV a cabo e os aparelhos telefônicos.

Esse sistema, incomum até em imóveis de luxo, representa impactos econômicos e sociais muito grandes. O principal deles é que as operadores de banda larga e TV a cabo ficam desobrigadas de fazer investimentos em instalações de cabos e feixes de fibra ótica para levar seus conteúdos ao conjunto da CDHU – agora, as tomadas darão conta de todo o recado.

Do ponto de vista econômico, o novo sistema tecnológico barateia o custo de acesso a tais bens de informação pelos mutuários. Isto é, o PLC tornará possível a assinatura de pacotes coletivos de banda larga e TV a cabo para que os moradores dos conjuntos tenham acesso à rede de computadores e canais de televisão.

Ganhos Sociais – É no aspecto social que vem a maior conquista. Com acesso barato à tecnologia, as famílias contempladas não ficarão excluídas do mundo digital. Raphael Pileggi, secretário executivo do Programa Qualihab na CDHU, afirma que, no futuro, o impacto social de projetos do gênero será revolucionário.

Os apartamentos possuem em média 60 m² de área total construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e foram viabilizados pelo programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada. Neste programa, a CDHU contrata uma empresa, por meio de concorrência pública, para a compra do terreno, execução de infra-estrutura e construção das moradias, que serão comercializadas pela Companhia. O programa é destinado às famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional.

Outras fases – Esta é a primeira fase da entrega do Empreendimento Mooca que contará no total, com 524 apartamentos. Nesta quarta-feira, a CDHU vai entregar os primeiros 268 apartamentos. Os conjuntos habitacionais Mooca B e C juntos possuem três prédios, com 10,15 e 16 andares cada, distribuídos em dois condomínios fechados com muro externo. No total, são 16.017,76 m² de área construída. O empreendimento tem paisagismo, urbanismo e estacionamento pavimentado com 90 vagas – além de toda a infra-estrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica e telefonia. Além disto, os moradores têm à disposição dois centros de apoio comunitário.

Victor Emanuel Lopes
Da Assessoria de Imprensa da CDHU