Habitação: CDHU e Sert viabilizam 8 frentes de trabalho a moradores do C.H. Iguatemi

Objetivo é propiciar ocupação, qualificação e renda aos moradores

seg, 26/04/2004 - 19h30 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) assinaram nesta segunda-feira, dia 26, contratos de frentes de trabalho com oito moradoras do Conjunto Habitacional Iguatemi, na Zona Leste da Capital. Trata-se de uma iniciativa para implementar o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, da SERT, entre os moradores do Iguatemi.

Por meio deste programa são criadas frentes de trabalhos para quem está desempregado. O objetivo é proporcionar ocupação, qualificação e renda à população. No entanto vale ressaltar que não são empregos e que as pessoas que estão em postos da frente de trabalho não devem deixar de procurar uma posição no mercado de trabalho.

Assim, as frentes de trabalho têm duração máxima de nove meses e os participantes recebem R$ 210,00 de bolsa-auxílio e R$ 46,40 para ajuda alimentação. A jornada de trabalho é de 24 horas semanais, sendo seis horas diárias, quatro dias por semana. Os integrantes das frentes de trabalho também devem fazer um curso de qualificação profissional, oferecido pela SERT, com carga horária de 102 horas. As aulas são de seis horas, uma vez por semana.

No caso da parceria com a CDHU no Conjunto Habitacional Iguatemi, as frentes de trabalho também vão contribuir para melhoria do condomínio e, consequentemente, na vida dos moradores do empreendimento. Isto porque os oito postos de trabalho têm vínculo direto com o conjunto, no posto de saúde, na creche, na Sala de Leitura e no próprio condomínio.

No posto de saúde elas vão ajudar a desenvolver os trabalhos de prevenção da dengue, auxiliar nos trabalhos gerais e administração. Na creche, vão auxiliar e aprender na cozinha e na limpeza externa e interna do local. No condomínio vão ajudar na convocação de moradores para as reuniões, receber, separar e distribuir as contas e correspondências condominiais. As trabalhadoras também vão ser responsáveis pela limpeza externa do condomínio.

As oito participantes das frente assinaram os contratos hoje na CDHU, tiveram uma palestra com representante da SERT sobre seus direitos e deveres e esclareceram as suas dúvidas. Os trabalhos começam amanhã e têm até nove meses de duração.