Habitação: CDHU e IBSTH instituem programa de responsabilidade social na construção civil

Objetivo é incentivar projetos de uso racional da água e energia elétrica

ter, 02/03/2004 - 20h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e o Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação (IBSTH) estão instituindo o Programa Top S CDHU/IBSTH Responsabilidade Social. O objetivo é incentivar os prestadores de serviços da CDHU a desenvolver projetos e produtos que tenham como principal foco o uso racional da água e da energia elétrica.

A apresentação do Top S CDHU/IBSTH Responsabilidade Social foi nesta terça-feira, dia 2, às 9 horas, na sede da CDHU, quando também foi feito o convite às empresas prestadoras de serviços na área de construção da Companhia a participar do programa. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Barjas Negri, do presidente do IBSTH, Cláudio Elias Conz, do diretor de Obras da CDHU, Edward Zeppo Boretto, do diretor superintendente do IBSTH, Sami Boulos Filho, e de representantes de prestadores de serviços da CDHU.

O Top S CDHU/IBSTH Responsabilidade Social será lançado no dia 15 de abril, na Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon 2004). As empresas prestadoras de serviços que aderirem ao programa poderão expor material promocional no estande da CDHU e do IBSTH, durante a feira, e ganharão o selo de adesão Top S CDHU/IBSTH. No ano que vem, eles vão apresentar os projetos desenvolvidos na área de responsabilidade social na Feicon 2005 e obterão o certificado de reconhecimento.

Segundo o secretário Barjas Negri, a iniciativa vai beneficiar os mutuários da Companhia que terão uma redução do consumo de água e energia elétrica e, conseqüentemente, a suas contas terão valores mais acessíveis. ‘A CDHU constrói moradias para quem mais precisa e, por isto, procuramos também, de todas as maneiras, proporcionar economia a esta população de baixa renda’, explica.

Para Sami Boulos Filho, diretor superintendente do IBSTH, a responsabilidade social tem sido um dos itens mais avaliados pelos contratadores de serviços e as empresas que têm projetos nesta área conseguem um diferencial no mercado. ‘É fantástico a CDHU, um empresa pública, incentivar os seus fornecedores a participar de um programa como este, fazendo com que dêem importância ao relacionamento com seus públicos, sejam eles clientes, públicos internos, fornecedores, comunidade ou governo’, afirma.

Parceria CDHU/IBSTH – A CDHU é uma empresa com função social e vem se preocupando cada vez mais com a questão ambiental, seja por meio de projetos de intervenção em infra-estrutura e urbanização ou por meio de parcerias como a realizada com o IBTSH.

Por meio desta parceria, a CDHU desenvolveu uma metodologia para diagnosticar problemas nas instalações hidráulica e elétrica bem como otimizar o uso destas redes, com a utilização de equipamentos de alta tecnologia. O trabalho refletirá em uma melhor qualidade destes serviços e na redução do valor das contas de consumos dos mutuários. A iniciativa proporciona também uma nova maneira, mais racional, de se consumir a água, recurso natural cada vez mais escasso nos nossos dias e presente também no processo de fornecimento de energia elétrica.

Esta metodologia poderá ser conferida na Feicon 2004, quando a CDHU lançará o livro Gestão Ambiental em Conjuntos Habitacionais e apresentará um projeto-piloto, implantado em um prédio do Conjunto Habitacional Campo Limpo A, na Zona Sul da Capital, entregue em 1997.

O livro traz informações sobre gestão ambiental e proporciona conhecimentos necessários à administração de obras e conjuntos habitacionais. Já o projeto-piloto mostra na prática os conceitos de racionalidade de água e energia aplicados no conjunto habitacional. O trabalho contempla a revisão da parte elétrica e hidráulica do prédio, visando detectar problemas como fuga de energia e vazamentos de água, além da troca das descargas sanitárias com capacidade de armazenamento de 12 litros para descargas de 6 litros. Desde 2002, os novos empreendimentos da CDHU já possuem este tipo de descarga econômica.