Habitação: CDHU autoriza início das obras de mais 154 moradias populares em São Bernardo

Novos apartamentos fazem parte do programa de reurbanização da Favela DER

qua, 28/05/2003 - 13h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação autorizou o início das obras de mais 154 apartamentos que fazem parte da intervenção do Governo do Estado na Favela DER, em São Bernardo do Campo. Esta será a quinta fase da intervenção da CDHU no local. O compromisso da Companhia é reurbanizar toda a área – cerca de 200 mil metros quadrados -, substituindo as habitações precárias por novas moradias.

O investimento para a construção dos novos imóveis será de R$ 4,5 milhões. Também estão previstos, além da edificação dos apartamentos, a execução dos serviços de terraplenagem, drenagem condominial, rede condominial de esgoto, cercamento e muro de arrimo. Os apartamentos terão 50,96 m2 de área útil, com dois dormitórios, sala, cozinha e área de serviço.

Os imóveis serão construídos pelo Programa Pró-Lar, na modalidade Núcleo Habitacional por Empreitada, em que a CDHU contrata uma empresa – por meio de concorrência pública – para a construção das moradias e comercializa os imóveis. Em São Bernardo do Campo, trata-se de um projeto especial de atuação no qual a área foi adquirida pela própria CDHU.

Atualmente, o local em que serão construídos os apartamentos está ocupado por parte da favela. Por esta razão, o empreendimento será construído em duas etapas. A primeira contemplará 70 apartamentos. A previsão de conclusão destas unidades é em julho de 2004. Em seguida, serão iniciadas as obras das 84 restantes, com previsão de entrega para agosto de 2005. Durante as obras, as famílias beneficiárias serão transferidas para alojamentos provisórios construídos na própria gleba.

Histórico da atuação

A Favela DER é a mais antiga de São Bernardo do Campo. O local, que em 1950 serviu de acampamento para os operários que trabalharam na construção da Rodovia Anchieta, transformou-se em favela na década de 70.

Em 1987, a CDHU adquiriu a área, pertencente ao Instituto de Administração da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o objetivo de regularizar a ocupação. No início da década de 90, foram concluídas as primeiras unidades habitacionais. Até hoje, já foram entregues 411 moradias, que representaram um investimento da ordem de R$ 8,2 milhões. A meta da CDHU é atender toda a população que vive no local, estimada em 2.000 famílias.

(AM)