Habitação: CDHU autoriza construção de moradias e centros comunitários em Bragança Paulista

São 224 novos apartamentos e dois Centros de Apoio ao Condomínio

seg, 21/07/2003 - 18h56 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri, autorizou a construção de 224 apartamentos e dois Centros de Apoio ao Condomínio (CAC) no Conjunto Habitacional Bragança Paulista E, no Jardim das Águas Claras, município de Bragança Paulista, região de Campinas. As obras, orçadas em R$ 4.610.506,25, têm prazo de 12 meses para serem concluídas.

Os imóveis serão construídos pelo Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada, programa realizada pela CDHU em parceria com o município ou com a iniciativa privada. Na parceria com o município, a prefeitura doa o terreno e executa a infra-estrutura; a CDHU contrata uma empresa para a construção das moradias e comercializa os imóveis.

Na parceria com a iniciativa privada, a CDHU contrata uma empresa que se responsabiliza pela compra do terreno, execução da infra-estrutura e construção das moradias, que serão comercializadas pela Companhia. Em ambas as parcerias, as empresas são contratadas por meio de concorrência pública.

As famílias contempladas contarão com apartamentos de 59,01m2 de área, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O conjunto será beneficiado com a implantação de dois centros comunitários, que serão utilizados para realização de palestras, cursos e reuniões. Ainda serão executados serviços de terraplenagem, cercamento de área, drenagem condominial e redes de água e esgoto.

A execução destas obras faz parte do Pró-Lar Melhorias Habitacionais e Urbanas, programa da Secretaria de Estado da Habitação / CDHU que atua em duas frentes: uma para oferecer infra-estrutura à população que reside em bairros degradados (favelas); outra para promover melhorias urbanas em conjuntos habitacionais.

De acordo com Barjas Negri, mais importante do que a destinação de recursos são os resultados por eles obtidos. “Não oferecemos apenas uma nova moradia. Oferecemos melhores condições de vida e dignidade à população mais carente”, afirma.

Por essa razão, segundo ele, a meta da Secretaria Estadual de Habitação é beneficiar, até o final de 2006, mais 200 mil famílias com a construção de novas casas e melhorias de moradias já existentes. Para se ter idéia do que isso representa, esse número é maior do que a CDHU conseguiu beneficiar nos últimos oito anos (165.608 famílias em todo o Estado). “É uma meta desafiadora, mas vamos trabalhar sem cessar até que ela seja alcançada”, garante o secretário.