Habitação: CDHU autoriza a construção de mais 200 casas populares em Araçoiaba da Serra

Novas casas são resultado da parceria entre a Prefeitura e a CDHU

ter, 25/02/2003 - 20h28 | Do Portal do Governo

Futuros moradores irão construir os próprios imóveis

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), autorizou a construção de mais 200 moradias populares em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba. A informação é do secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Barjas Negri.

Segundo ele, as 200 famílias de Araçoiaba foram beneficiadas porque o município faz parte do pacote de novos convênios, lançado pelo governo de São Paulo. Esses novos convênios vão possibilitar a construção de 1.415 casas populares em 18 municípios em todo o Estado, incluindo Araçoiaba. Para tanto, a CDHU vai investir mais de R$ 9,7 milhões.

Os novos imóveis serão construídos em sistema de mutirão, pelo Programa Habiteto, uma iniciativa do Governo de Estado em parceria com os municípios. Por meio dessa parceria, as prefeituras doam o terreno com toda a infra-estrutura, como redes de água, esgoto, energia elétrica, entre outras. A CDHU, por sua vez, repassa recursos que serão utilizados na compra de cestas de material de construção e supervisiona as obras, executadas pelos futuros moradores.

Com isso, as famílias contempladas passam a dispor de casas com 43,18 m2 de área construída, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e possibilidade de ampliação para até quatro dormitórios.
Além de Araçoiaba, outros 57 municípios da região de Sorocaba também contaram com os recursos da CDHU para a construção de casas destinadas à população de baixa renda. Entre janeiro de 1995 e dezembro de 2002, a Companhia beneficiou 13.440 famílias com a entrega de casas que, juntas, totalizaram um investimento de R$ 146 milhões. Atualmente, existem 2.486 novas casas em construção na região.

De acordo com Barjas Negri, mais importante do que a destinação de recursos são os resultados por ele obtidos. “Não oferecemos apenas uma nova casa. Oferecemos melhores condições de vida e dignidade à população mais carente”, afirma.

Por essa razão, segundo ele, a meta da Secretaria Estadual de Habitação é beneficiar, até o final de 2006, mais 200 mil famílias com a construção de novas casas e melhorias de moradias já existentes. Para se ter idéia do que isso representa, esse número é maior do que a CDHU conseguiu beneficiar nos últimos oito anos (165.608 famílias em todo o Estado). “É uma meta desafiadora, mas vamos trabalhar sem cessar até que ela seja alcançada”, garante o secretário.