Habitação: CDHU abre inscrições para sorteio de 60 casas no município de Canas

Interessados podem se inscrever hoje e amanhã

seg, 25/04/2005 - 11h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), abre inscrições para o sorteio de 60 casas no município de Canas, na região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. As inscrições podem ser feitas hoje (25/4) e amanhã (26/4), das 9h às 17h, na Casa da Cultura, rua José Isalino, s/nº, no centro da cidade.

Os interessados devem comparecer ao local de inscrição levando o
RG, CPF, Carteira de Trabalho do chefe da família e do cônjuge (marido, esposa, companheiro, companheira), endereço de moradia para recebimento de correspondência, comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos.

Do total de imóveis, quatro (7%) são reservados a famílias com portador de deficiência, três (5%) a idosos e três (4%) para policiais. As famílias com portador de deficiência deverão apresentar laudo médico, além da documentação solicitada. Para os policias são exigidos também, na inscrição, comprovantes de renda do servidor e do cônjuge e para os idosos, comprovante de renda.

As novas moradias serão construídas no bairro Alto da Bela Vista. As casas terão dois dormitórios (podendo ser ampliadas para três), sala, cozinha, banheiro e 43,18 m² de área construída.

As unidades são destinadas a famílias com rendimentos mensais entre um e dez salários mínimos, que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional e que residam no município há pelo menos três anos. No caso dos policiais, estes devem estar lotados na cidade. Já os idosos não precisam ter família constituída, mas devem ter mais de 60 anos. O prazo do financiamento é de até 25 anos.

As casas, orçadas em R$ 704,6 mil, fazem parte do Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), programa realizado pela CDHU em parceria com os municípios. Nesta parceria, cabe à prefeitura a doação do terreno, com toda a infra-estrutura, a compra das cestas de material de construção e administração das obras. A Companhia, por sua vez, fornece o projeto, repassa os recursos às prefeituras para a compra do material e supervisiona as obras, que são executadas pelos futuros moradores, em regime de autoconstrução. Por isto, as famílias candidatas à aquisição das moradias devem ter disponibilidade para trabalhar na construção das casas.

Este não é o único investimento do Governo do Estado, por meio da CDHU, em Canas. De 1995 a 2002, a Companhia entregou 75 casas e de 2003 até o momento outras 27.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução (Habiteto), que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 a 2002, 165.608 unidades habitacionais.

Atualmente, já foram viabilizadas 86.732 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 2,2 bilhões. Destas, 40.026 unidades foram entregues de janeiro de 2003 a março de 2005, e 46.706 estão em produção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Informações adicionais podem ser obtidas junto à Superintendência de Comunicação Social da CDHU, nos telefones: (11) 3248-2069 /2049 /2490 / 2031.

uperintendência de Comunicação Social da CDHU

(LRK)