Habitação: CDHU abre inscrições para o sorteio de 224 apartamentos em Cotia

Famílias interessadas devem efetuar as inscrições até o dia 26 de junho

ter, 15/06/2004 - 15h18 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está com as inscrições abertas para o sorteio de 224 apartamentos em Cotia, na região Metropolitana de São Paulo. As inscrições podem ser feitas nesta até o próximo sábado, dia 26, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas. Para tanto, dois postos de atendimento ao público estão disponíveis, um na rua Jorge Caixe, n° 306, no n° 624, no Distrito de Caucaia do Alto.

Os interessados em participar do sorteio devem comparecer aos postos de atendimento com RG, CPF, Carteira de Trabalho do chefe da família e do cônjuge (marido, esposa ou companheiro/companheira), endereço de moradia para correspondência com CEP e certidão de nascimento dos filhos. Se houver portadores de deficiência na família, devem, ainda, apresentar laudo
médico. Além desta documentação, para os policias são exigidos comprovantes de renda do servidor e do cônjuge e para os idosos, comprovante de renda.

As famílias que se cadastraram anteriormente na Companhia e não foram beneficiadas devem fazer o recadastramento.

Do total de imóveis, 7% (16 unidades) serão reservados a famílias com portador de deficiência, 5% (12) a idosos, 4% (nove) para policiais e uma moradia ao programa da CDHU realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os apartamentos estão sendo construídos no Bairro da Graça e têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e 46,60 m² de área construída.

As unidades são destinadas a famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional e que residam ou trabalhem no município há pelo menos três anos. À exceção dos idosos que não precisam ter família constituída, mas devem ter 60 anos ou mais e renda mensal entre um e cinco salários mínimos. Já no caso dos policiais, além dos pré-requisitos já mencionados, estes devem estar lotados em Cotia. O prazo do financiamento é de 25 anos, exceto no caso dos idosos, para os quais os imóveis não são vendidos, e sim é cobrada taxa de ocupação.

Os apartamentos, orçados em R$ 7,4 milhões, estão sendo viabilizados pelo Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada (Empreitada Integral) e deverão estar concluídos em outubro deste ano. Neste programa, a CDHU contrata uma empresa, por meio de concorrência pública, para a compra do terreno, execução de infra-estrutura e construção das moradias, que serão comercializadas pela Companhia.

Outros investimentos

Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Núcleo Habitacional por Empreitada, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Autoconstrução (Habiteto), Atuação em
Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Moradias Quilombolas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 a 2002, 165.608 unidades habitacionais.

Atualmente, já foram viabilizadas 82.792 moradias, resultado de um investimento de R$ 1,9 bilhão. Destas, 28.183 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e maio deste ano, e 54.609 estão em construção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 66 mil empregos, entre diretos e indiretos.