Habitação: CDHU abre inscrições para famílias proprietárias de lotes urbanos em Bastos

Atendimento será no fim do mês, na prefeitura da cidade

qui, 10/11/2005 - 19h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), abre, no fim deste mês, o processo de inscrição para famílias proprietárias de lotes urbanos regularizados da cidade de Bastos, Região Administrativa de Marília.

As inscrições serão realizadas nos dias 28 e 29, na prefeitura da cidade, rua Ademar de Barros, 530, centro, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

As famílias interessadas devem ser proprietárias de lotes devidamente regularizados, quitados e dotados de infra-estrutura básica, como água, luz e esgoto. A CDHU, por sua vez, repassará a prefeitura os recursos para aquisição do material de construção, contratação de engenheiro e técnicos para serviços especializados. O valor é de R$ 14,4 mil por família.

Trata-se do programa Pró-Lar Crédito Habitacional – Lotes Próprios, que visa atender à demanda de quem tem o terreno mas não tem recursos próprios para construir suas moradias de forma adequada. Pode ser implementado em parceria com o Banco Nossa Caixa ou com as prefeituras.

Cada casa em Bastos deverá ter área mínima de 43,18m², dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. As unidades serão erguidas em regime de autoconstrução, com os futuros moradores pondo a mão na massa, literalmente, para construir sua moradia.

Para se inscrever as famílias precisam ter renda entre um e dez salários mínimos, não ter imóveis ou financiamentos contratados e não ter sido atendidas em outros programas habitacionais. Além disso, é preciso comprovar residência em Bastos nos últimos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha na cidade pelo mesmo período.

Na inscrição, o candidato precisa levar RG e CPF do casal, comprovante de renda dos proprietários do lote, endereço de moradia para correspondência com CEP e comprovante de residência.
Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Crédito Habitacional, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Autoconstrução, Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural e Microcrédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 até o momento, 212.630 unidades habitacionais.

Atualmente, já foram viabilizadas 96.803 moradias, resultado de um investimento de R$ 2,4 bilhões. Destas, 47.022unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e outubro de 2005, e 49.781 estão em construção. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Habitação
C.A.