Habitação: CDHU abre as primeiras licitações pela modalidade Pregão

As cinco concorrências são destinadas à compra de suprimentos de informática

sex, 27/06/2003 - 20h44 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) abriu nesta quinta-feira, dia 26, as cinco primeiras licitações por Pregão Presencial, destinadas à aquisição de suprimentos para impressoras e fax, disquetes, CDs e papéis.

As empresas interessadas em participar das concorrências poderão adquirir os editais na sede da Companhia, na avenida Nove de Julho, 4939, Jardim Paulista, até o dia 7 de julho. Os dois primeiros pregões serão realizados no dia 8 de julho. Os outros três estão marcados para os dias 11,15 e 17, também no mês de julho.

Desde o início de junho, a CDHU implementou o Pregão Presencial para efetuar a compra de bens e prestação de serviços comuns. O regulamento e todos os pregões podem ser lidos no site da CDHU ou no site do Pregão, criado pelo Governo do Estado.

Pelo Pregão Presencial, as empresas interessadas em participar das concorrências apresentam uma proposta escrita. Após análise do pregoeiro, o concorrente que apresentar oferta com menor valor e aqueles cujas propostas tiverem preço até 10% superior ao primeiro poderão dar lances verbais, até que se chegue ao menor preço. Além de resultar em economia, esse sistema agiliza a aquisição dos bens e serviços e assegura maior transparência ao processo de licitação.

Implementada na atual gestão, essa modalidade de licitação faz parte do compromisso do Governo do Estado de reduzir despesas públicas e dar maior transparência à gestão de compras. Em média, a economia tem sido de quase 30%. No caso da CDHU, que consome cerca de R$5,5 milhões por ano com a compra de bens e serviços comuns, essa economia representaria o equivalente à construção de 200 moradias pelo Programa Pró-Lar Autoconstrução.