Guerra contra a Dengue ganha reforço da Turma da Mônica e Agentes Mirins

Cartilhas educativas com dicas para combater o mosquito serão distribuídas na rede estadual de ensino

sáb, 08/11/2003 - 12h55 | Do Portal do Governo


A guerra contra o mosquito da dengue ganhou um reforço de peso neste sábado, dia 8. Com o projeto “Agentes Mirins de Combate à Dengue” a Secretaria de Estado da Saúde distribuirá 6 milhões de cartilhas educativas da Turma da Mônica, no formato de gibis, para todos alunos de 7 a 12 anos da rede estadual de ensino.

O lançamento foi realizado na Escola Estadual Prof. João Borges, no bairro do Tatuapé, zona leste da Capital, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e dos secretários da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da Educação, Gabriel Chalita, além do criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza.

Com passatempos educativos sobre a doença e dicas para combater o mosquito transmissor, as revistinhas serão de grande ajuda no combate à doença. O objetivo é informar as crianças sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da dengue e transformá-las em agentes mirins de combate, com a ajuda da Mônica e seus amigos.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Souza, e recebeu apoios da Secretaria de Estado da Educação, Nossa Caixa e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Aula do governador

Durante o evento, os alunos da escola tiveram uma aula sobre o combate à dengue, com o ‘professor’ Geraldo Alckmin. O governador explicou como a doença se manifesta, quais são os sintomas, o que fazer para evitá-la, os prejuízos que traz à população. Lembrou também que ainda não existe vacina contra a doença: ‘A dengue está presente em 100 países do mundo. No nosso Estado, o número da dengue está caindo e queremos chegar a zero. Só há uma maneira de combater o mosquito: é não permitir a água parada’.

Alckmin concluiu sua exposição demonstrando certeza no resultado da campanha: ‘Hoje é um dia muito importante porque o melhor agente de saúde é o aluno, é a criança. Todos estão recebendo essa cartilha feita pelo Maurício de Souza que mostra como é a doença, como ela age, a importância de se prevenir e de se combater a dengue. Os agentes mirins vão ajudar – e muito – orientando desde seus pais até os vizinhos. Será um sucesso’, preconizou.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, ressaltou que apesar da população paulista representar 22% da população brasileira, em 2003 o Estado teve menos de 3% dos casos de dengue do País. Ele afirmou que isso se deve ao trabalho coordenado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) nos 645 municípios, que conseguiu mobilizar a população para eliminar os criadouros do mosquito da dengue.

‘A nossa preocupação é evitar a proliferação do mosquito da dengue com a chegada das chuvas e do verão. Nós estamos recebendo esse reforço de peso. O nosso exército contra a dengue vai ser reforçado em 6 milhões de agentes mirins, crianças que têm força e energia’, disse.

Ele informou que a Nossa Caixa e a Sabesp investiram R$ 600 mil na impressão dessas cartilhas, que começam a ser distribuídas, a partir de hoje, em todas as escolas da rede estadual de ensino.

Para o secretário da Educação, Gabriel Chalita, o sucesso no combate à dengue passa pelas atividades desenvolvidas em classe: ‘O papel da escola não é apenas o da informação, é o da formação. É a postura educacional que vai fazer com que se previna a dengue.’

O empresário e desenhista Maurício de Souza se disse gratificado em participar desse projeto: ‘Agradeço o convite e colaboro com muita boa vontade com essa campanha. A Turma da Mônica aprende e também passa para a criançada, por meio das historinhas, esse aprendizado. Acho que essa facilidade que os personagens têm em passar boas mensagens, vai ajudar bastante’, concluiu.

Dengue cai pela metade em 2003

A Secretaria de Estado da Saúde está vencendo o combate ao mosquito transmissor da dengue. Levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria, registrou 20.221 casos da doença até outubro deste ano, contra 40.411 no mesmo período de 2002 – uma queda de cerca de 50%.

A forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, também apresentou uma menor incidência de casos neste ano. Foram registrados 20 casos até outubro passado, com um falecimento, contra 31 em todo o ano de 2002, quando ocorreram cinco mortes.

“Os números são resultado do esforço conjunto da população e da Secretaria. Ganhamos uma batalha. Mas é preciso que cada cidadão ajude, mantendo sua casa livre de ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além de 182 agentes de saúde, outras 500 pessoas das frentes de trabalho foram contratadas pela Secretaria para auxiliar no combate à doença, alertando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar criadouros dos mosquitos.

Lilian Santos / Takao Miyagui / Roberto Kamide