Guarulhos recebe o seu 2º Centro de Detenção Provisória

Esse é o 15º CDP inaugurado no sistema prisional

sex, 26/04/2002 - 17h16 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira, dia 26, o Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos (Av. Guinle, s/nº – Cumbica – Guarulhos).

Construídos para abrigar a população provisória que superlota os distritos policiais e cadeias públicas, nos CDPs (768 vagas em cada unidade) há condições de a Secretaria de Administração Penitenciária ultrapassar em até 25% o número de detentos, sem causar os mesmos problemas que a superlotação acarretaria em outras unidades.

A obra teve início em abril de 2001 e custou mais de R$ 6 milhões. Desse total, 80% foram oriundos do convênio firmado com o Ministério da Justiça e o restante coube ao cofre do governo do Estado. Os CDPs têm setor médico/odontológico, ambulatório, parlatório e farmácia.

As celas, distribuídas em raios, são amplas e oferecem mais comodidade aos presos que antes ficavam nas celas dos distritos policiais. Em cada raio cabem 96 presos. Uma novidade é a sala de audiência evitando que o preso deixa o local para audiências com a Justiça além de ser menos dispendioso – já que não é preciso escolta policial para o transporte do detento. Com a sala de audiência na própria unidade, o trâmite processual é acelerado e diminui o risco de fugas ou resgates.

Outros três CDPs estão em construção: Suzano, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto. Em fase de licitação há mais sete: Bauru, Itapecerica da Serra, Diadema, São Bernardo do Campo, Mauá, Osasco III e IV.

O chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça, Cláudio Tucci Júnior, representando o ministro da Justiça, e o secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Nagashi Furukawa, compareceram à inauguração do 15º CDP entregue na atual gestão. Para o CDP II de Guarulhos foi designado o diretor-geral Cássio Ribeiro de Campos.