Guarulhos recebe 19 novas escolas estaduais

Quinze dessas unidades estão localizadas em bairros da periferia

qua, 27/02/2002 - 16h23 | Do Portal do Governo


Mais de 30,5 mil alunos da rede estadual começaram o ano letivo de 2002 em novos prédios escolares. Nesta quarta-feira, dia 27, o governador Geraldo Alckmin esteve em Guarulhos, região da Grande São Paulo, para a inauguração de 19 unidades escolares no município, das quais, 15 construídas em bairros da periferia.

Isso significa um acréscimo de 291 salas de aula na cidade para atender estudantes do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) e do Ensino Médio.

Alckmin destacou que a melhor política pública é o investimento na Educação. ‘A escola não é do Governo, nem da secretaria, nem da prefeitura. É da comunidade. Nós passamos e a escola fica. Portanto, zelem por elas’, aconselhou o governador.

A partir do início deste ano letivo, todas as 19 escolas passaram a operar a plena capacidade. Algumas delas começaram a funcionar no segundo semestre do ano passado. ‘Guarulhos tinha um grande déficit de salas de aula porque a população da cidade cresceu muito e os governos anteriores não prepararam a rede de ensino para absorver essa demanda’, afirmou a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer.

Além das 19 unidades inauguradas nesta quarta-feira, o Governo do Estado de São Paulo entregou outras 36 escolas no município, desde 1995, e está construindo mais quatro. ‘Com isso, as classes vão trabalhar com número adequado de alunos, sem superlotação’, apontou a secretária.

Neubauer também destacou a reforma promovida na Educação pela administração estadual nos últimos sete anos. A carga horária das escolas foi ampliada e hoje todos os alunos têm cinco horas de aula diariamente.

As 19 escolas construídas pelo Estado contam com a parceria da prefeitura, que em alguns casos doou o terreno e em outros, vai dividir a ocupação do prédio, que atenderá alunos do Estado num período e da prefeitura em outro.

Além disso, as merendeiras foram contratadas pelo município. ‘Independente das legendas partidárias serem diferentes, as parcerias firmadas entre o Governo do Estado e a prefeitura de Guarulhos têm um objetivo muito maior, que é atender da melhor forma possível a população’, ressaltou o prefeito Elói Pietá (PT).

Neubauer destacou que das 1.500 escolas com quadras cobertas em todo o Estado de São Paulo, 30 estão em Guarulhos. Além disso, 60 das 2,8 mil unidades que contam com laboratórios de informática, também ficam no município.

O Estado construiu 571 escolas de Ensino Fundamental e Médio, desde 1995, totalizando 5.553 novas salas de aula. Também realizou 1.152 ampliações até o ano passado, abrindo 3.514 salas de aula para ampliar o número de vagas no período diurno. Além de possibilitar o funcionamento de novas salas de informática, laboratórios e salas de leitura.

O investimento do Governo paulista na construção e ampliação de escolas, além de 11.664 reformas, foi de R$ 1,6 bilhão. Este ano, mais 126 novas unidades escolares devem ser entregues, além de iniciar obras de outras 137. Também devem ficar prontas mais 1,54 mil reformas escolares.

Alckmin destacou que, dentro das políticas públicas do Governo de São Paulo no município, estão a retomada das obras e entrega do Hospital Regional de Guarulhos, no Parque Cecap, e a construção do Hospital Jesus Maria José, que terá 80 leitos e funcionará em parceria com a prefeitura para atender a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Gislene Lima/Cíntia Cury