Guardas de muralha substituem policiais em Hortolândia

Com o ato, 268 policiais militares serão liberados para o trabalho nas ruas

sex, 14/03/2003 - 12h41 | Do Portal do Governo


Hortolândia – O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta sexta-feira, dia 14, a cerimônia de substituição dos policiais militares por agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), na Penitenciária do São Bernardo, PI, PII e PIII de Hortolândia, e nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Hortolândia e Campinas.

“Hoje a PM desce da muralha e os agentes penitenciários sobem”, destacou Alckmin, acrescentando que esse é mais um passo para melhorar a Segurança Pública em São Paulo. Ele explicou que, quando assumiu, verificou a necessidade de um policiamento mais ostensivo e preventivo, com a Polícia nas ruas para evitar o crime, reduzir os índices e proteger a população.

Dos 256 AEVPs que assumem hoje, 43 vão para a Penitenciária do São Bernardo, 46 para a PI de Hortolândia, 34 para a PII de Hortolândia, 45 para a PIII de Hortolândia, 43 para o CDP de Hortolândia e 45 para o CDP de Campinas, liberando 268 policiais militares para o trabalho ostensivo nas ruas.

Cabe aos agentes vigiar a área externa e interna da unidade prisional em toda a sua extensão; impedir fugas de presos utilizando-se dos recursos disponíveis, inclusive por meio de arma de fogo; comunicar a seu superior imediato, por meio de rádio transmissor, o lançamento de objetos na área de segurança da unidade prisional; inspecionar o solo ao redor da unidade prisional, com o objetivo de detectar quaisquer perfurações estranhas que possam sugerir tentativas de fugas; entre outras.

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse que, nesses três anos e meio em que está à frente da Secretaria, foram criados 20 CDPs, que abrigam 18 mi presos provisórios, além de inaugurados 14 Centros de Ressocialização, 14 Penitenciárias, 11 Alas de Progressão Penitenciária e o Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes.

Em oito anos, o Governo paulista abriu 45 mil novas vagas penitenciárias. Nagashi lembrou que São Paulo é o primeiro Estado a criar a função de agentes penitenciários, liberando cerca de quatro mil policiais militares para as ruas.

O prefeito de Hortolândia, Jair Padovani (PSDB), afirmou que, com o ato de hoje, mais homens da PM estão sendo enviados para a região e que isso vai reduzir o índice de criminalidade.

Valéria Cintra / Gláucia Basile