Grupo Pernambucano inaugura usina de álcool no interior paulista

Governador Geraldo Alckmin participou do evento

sex, 16/07/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo


Na tarde desta sexta-feira, dia 16, o governador Geraldo Alckmin viajou para a cidade de Sebastianópolis do Sul, região de Votuporanga, onde inaugurou a Usina Petribú Paulista que vai produzir vários tipos de açúcar, álcool, energia e aguardente.

A usina pertence à família pernambucana Petribú, que há nove gerações dedica-se à economia açucareira. Suas atividades começaram em 1.729 com o plantio de cana-de-açúcar pelo nordeste, estendendo-se na produção de álcool, energia e aguardente.

Alckmin ressaltou a importância da implantação da usina em São Paulo, ‘Essa usina irá atrair outras empresas para região , melhorando a renda da população, fortalecendo o comércio e gerando novos empreendimentos’. Lembrou ainda que a agroindústria agrega valor e com a exportação, ajuda o Brasil a ter mais superávit na balança comercial.

O grupo, que com esta inauguração passa a ter quatro fábricas e um total de seis mil funcionários – sendo duas no estado paulista e duas no nordeste – investiu R$ 80 milhões na construção desta nova unidade que vai gerar 800 empregos diretos e três mil indiretos.

O dono da usina Jorge Cavalcanti de Petribú disse que o grupo escolheu o Estado de São Paulo para a instalação da empresa pela infraestrutura oferecida e pela vocação açucareira. ‘São Paulo é o maior produtor de açúcar do Brasil e essa região tem um grande potencial e muitas áreas de pastagem disponíveis’. Ele informou ainda que a expectativa de produção para 2004/2005 será de 650 mil toneladas de cana, 1,4 milhão de sacas de açúcar e 7 milhões de litros de álcool.

Durante seu discurso, o governador Alckmin anunciou também que vai melhorar a infraestrutura com recapeamento da rodovia vicinal que liga Sebastianópolis do Sul até Votuporanga com custo de aproximadamente de R$ 1,3 milhão. ‘Ainda iremos construir uma rotatória em frente à usina para dar mais segurança aos usuários”.

A usina está projetada para produzir 4 milhões de sacas de açúcar e 20 milhões de litros de álcool por safra.

O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos comentou que São Paulo ganhou um novo incentivo, aumentando a geração de renda e parabenizou o governo pela infraestrutura que o Estado oferece para a instalação de novas empresas.

Participaram da cerimônia também os senadores Marco Maciel e Romeu Tuma, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha e o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles.

Valéria Cintra/Macedo Júnior/ Carlos Prado