Gripe: Estado deve vacinar 335 mil idosos em Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista

Campanha, de 17 a 30 de abril, deve atingir 2,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos em todo o Estado

qui, 08/04/2004 - 7h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde estima imunizar 135 mil pessoas com mais de 60 anos em toda a região de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista durante a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso, que será realizada de 17 a 30 de abril.

A expectativa da Secretaria é imunizar cerca de 2,4 milhões de idosos em todo o Estado, atingindo a meta de 70% de adesão. Em 2003 o Estado teve 75% de adesão à campanha.

As 42 cidades da Diretoria Regional de Saúde (DIR) de Campinas receberão 287 mil doses de vacina da Secretaria, quantidade suficiente para vacinar toda a população de idosos. A meta na região é vacinar 201 mil pessoas. Já as 27 cidades da DIR de Piracicaba serão contempladas com 120 mil doses_ com meta de 84 mil idosos. Já a área de São João da Boa Vista, com 21 municípios, receberá 72 mil doses, com meta de 50 mil pessoas.

A distribuição e a aplicação das doses envolverão a participação de 27.720 profissionais, 2.100 carros e seis barcos em todo o Estado. A campanha inclui ainda a vacinação de pessoas internadas em 1.387 asilos.

‘É importante a população se conscientizar que esta vacina previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, de maneira nenhuma causa a doença’, comenta Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria vai oferecer à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.