Grande festa marca abertura dos VIII Jogos Estaduais dos Idosos no Guarujá

Município é a sede da finalíssima da competição que reúne 1.500 atletas de 160 cidades

sex, 25/06/2004 - 21h04 | Do Portal do Governo


O ginásio do Parque Guaibê, no município do Guarujá, Litoral Sul, ficou pequeno para a grande festa realizada no início da noite desta sexta-feira, dia 25, para a finalíssima dos Jogos Estaduais dos Idosos (JEI).

Depois da competição ter passado por seis cidades e também pela Capital,nessa etapa os três primeiros colocados em cada modalidade nos Jogos Regionais dos Idosos (Jori) disputam a final. São aproximadamente 1.500 atletas, melhores colocados de 160 municípios e com idade mínima de 60 anos.

O evento é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e mais que uma disputa tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social.

A presidente do Fundo Social, Lu Alckmin informou que esse ano os jogos reuniram mais de 11 mil atletas. ‘Isso é uma Olimpíada, um resgate da cidadania dos idosos para a sociedade’. E lembrou, que são mais de 400 cidades do Estado que já tem grupos da terceira idade. ‘Quanto mais essa competição crescer, melhor será para todos’.

Ela destacou também a importância da participação das primeiras damas na atuação dos fundos municipais. ‘Sem elas não estaríamos fazendo nada e nos unimos em prol da população. O Estado de São Paulo está dando um exemplo para o País’.

Para o medalhista olímpico e ex-secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer, Lars Grael, os jogos são uma grande confraternização da melhor idade, e um evento que a cada ano tem um número maior de participantes. ‘Nas Olimpíadas a vitória significa subir ao pódio, aqui significa participar. E eles estão aqui com a perspectiva da saúde preventiva, onde mostram a eficiência física e reintegração através da prática esportiva’.

A cerimônia de abertura contou com o desfile de todas as delegações e execução do Hino Nacional. A pira foi acesa pelo atleta Afonso Vidal, de 69 anos, que carregava uma réplica da tocha olímpica que será usada na abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e que passou pelo Rio de Janeiro em junho. O juramento foi feito pelo atleta Walace Rocha.

Segundo Olinda Domingos Ferreita, 68 anos, que disputa as provas de atletismo pelo município de Monte Aprazível, os jogos são muito importantes para as pessoas da terceira idade. ‘Tem muita gente que se dá por vencida e fica dentro de casa. Pelo contrário temos muito futuro pela frente, basta batalhar e correr atrás e aqui todo mundo é ganhador’.

Já o nadador Márcio Antenor Lima, 62, que compete por Santa Rosa do Viterbo, o importante é participar e representar a sua cidade. Mas avisa: É lógico que eu não vim para perder e vou fazer de tudo para ganhar. Mesma opinião de Vitor Mariano, 79 anos e jogador de truco pela cidade de Urupês. ‘É muito bom competir, mas estou com fé de ganhar’.

O prefeito do Guarujá, Maurici Mariano, destacou a importância do evento para a cidade, pois atrai mais turistas que representam uma parcela importante da população ‘As duas pontas fundamentais da sociedade são a infância e a terceira idade.” comentou.

As competições terminam no próximo domingo, dia 27, e incluem coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será no próprio Ginásio do Parque Guaibê e os vencedores receberão troféus. Os Jogos Regionais dos Idosos têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa.

Carlos Prado