Gráfica-escola recebe a visita da presidente da Febem

Projeto é fruto da parceria entre Fundação, Imprensa Oficial e Centro Paula Souza

qui, 21/02/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo


Os alunos da Gráfica-Escola São Paulo receberam nesta quarta-feira, dia 20, a visita da presidente da Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem), Maria Luiza Granado. No cargo há pouco mais de um mês, ela pôde avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos 53 alunos, todos adolescentes em regime de liberdade assistida, nos quatro meses de funcionamento dessa instituição.

‘Fiquei entusiasmada com o trabalho que vem sendo realizado por esses jovens. Acredito que tal aprendizado dará condições para que eles possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho e, assim, integrarem-se efetivamente à sociedade’, afirmou.

A presidente da instituição informou que será estudada a ampliação do projeto. ‘O que está dando certo precisa não apenas ser mantido, tem de ser implementado. A Gráfica-escola São Paulo tem condições de atender plenamente a dois objetivos fundamentais: capacitação técnica e pessoal do adolescente para o ingresso no mercado de trabalho e integração na sociedade’, declarou.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Imprensa Oficial, jornalista Sérgio Kobayashi. ‘Queremos que esse projeto tenha continuidade. Pretendemos que esta iniciativa sirva de modelo para outras semelhantes, não só no setor gráfico, mas também em outras áreas. Aqui estamos formando profissionais que estão realmente aprendendo a trabalhar. Não é curso teórico, é curso prático’.

Formando gráficos e cidadãos

Inaugurada em 17 de outubro do ano passado, a Gráfica-escola São Paulo é um projeto de parceria entre a Febem, a Imprensa Oficial do Estado e o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza.

Uma das condições para o ingresso do menor na Gráfica-escola é que esteja estudando. O incentivo ao estudo é constante. Para garantir a vaga, não basta estar matriculado na rede estadual: é preciso freqüentar as aulas, e faz-se um acompanhamento para verificar se isso está ocorrendo. É fundamental que o aluno entenda a importância da escola para o seu futuro profissional e para seu crescimento como indivíduo e cidadão.

Como a Febem tem hoje um grande número de jovens em liberdade assistida e o projeto pode atender a 60 alunos, simultaneamente, faz-se uma análise vocacional para avaliar se a atividade tem a ver com o interesse do candidato, além de uma análise do seu perfil e do grau de envolvimento de sua família.

A primeira turma concluirá o curso no próximo dia 9 de abril. De acordo com a Febem, algumas empresas têm demonstrado interesse em dar a esses jovens uma oportunidade de participação no mercado de trabalho e a expectativa é encaixar todos os alunos desta primeira turma.