Gráfica-escola forma primeiro grupo de adolescentes da Febem

Turma de 20 jovens se profissionalizou em Auxiliar Gráfico

qua, 10/04/2002 - 13h23 | Do Portal do Governo


O roubo de uma jóia fez com que a adolescente B.C., de 17 anos, cumprisse durante seis meses a medida de Liberdade Assistida pela Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor). Com a oportunidade do curso em auxiliar gráfico, criado pela Imprensa Oficial do Estado, ela recuperou a auto-estima e hoje anda de cabeça erguida.

Nesta quarta-feira, dia 10, o governador Geraldo Alckmin entregou o diploma para a primeira turma de 20 menores da instituição que concluíram a atividade profissionalizante por meio da Gráfica-escola São Paulo. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Além de obter o diploma, os jovens já saíram de lá com a carteira profissional assinada. Por meio da parceria com a Fiesp foi possível a contratação de 15 jovens em gráficas ligadas à federação. “Eles começam a trabalhar em maio. Inicialmente o contrato será por três meses”, explica o presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi. Os outros cinco irão trabalhar na gráfica da Imprensa Oficial, por um período de seis meses.

O governador Geraldo Alckmin destacou que nada melhor para quem está se formando conseguir seu primeiro emprego na casa da indústria e do trabalho. “Vocês são tricampeões. Estão se formando na primeira turma da gráfica, estudaram seis meses com aulas práticas e teóricas e hoje têm como ofício um setor que está dando a volta por cima, superando dificuldades”, disse Alckmin, elogiando a participação da iniciativa privada neste projeto.

Parafraseando um dos formandos, o governador afirmou: “O trabalho é a chave mágica que abrirá as portas de nossos desejos”.

O presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, destacou que, com a participação no projeto, a entidade vem cumprindo sua responsabilidade social. “Este tema para nós é muito caro, especial. Nós temos tido muito sucesso nesta campanha. A entidade sente-se estimulada e encorajada a continuar com este trabalho, persistindo na área social”, falou.

Oradora da turma, a menor B.C. disse que antes de cometer alguma atitude errada, os jovens devem pensar duas vezes. “Já estivemos um dia de cabeça baixa. Hoje, estamos de cabeça erguida”.

Como funciona a Gráfica-escola

Criada pela Imprensa Oficial do Estado para contribuir efetivamente na melhoria e assistência prestada pela Febem, a Gráfica-escola conta com parceria do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), responsável pela orientação didático-pedagógica e certificação dos alunos. A Febem cedeu os dois primeiros andares de um prédio na Rua Piratininga, no bairro do Brás, onde a Gráfica-escola funciona desde outubro de 2001.

No local, os menores tiveram, por seis meses, aulas teóricas e práticas sobre o processo de impressão gráfica. Para isso, a Imprensa Oficial montou uma infra-estrutura produtiva, com quatro impressoras off-set, uma guilhotina hidráulica, uma dobradeira mecânica, duas grampeadeiras mecânicas, uma gravadora de chapas e duas mesas de luz. O local conta ainda com sala de aula, biblioteca, uma sala de estudos e outra sala para apresentações audiovisuais.

As aulas foram dadas de segunda a sexta-feira com quatro horas diárias. Dez instrutores foram especialmente treinados para o trabalho. São gráficos aposentados indicados pela Cooperativa do Sindicato dos Gráficos, funcionários da Imprensa Oficial e professores da Escola Técnica Martin Luther King (administrada pelo Centro Paula Souza).

Além da capacitação profissional, os jovens receberam noções de ética, cidadania, saúde, higiene, comunicação verbal e escrita e informações para auxiliar no ingresso ao mercado de trabalho. Paralelamente, a Imprensa Oficial forneceu R$ 120,00 mensais como bolsa-educativa, vale-refeição e vale-transporte, seguro de vida em grupo, assistência médica e odontológica, uniforme completo e equipamentos de proteção individual.

Com a conclusão do estágio, os aprendizes também terão carteira profissional registrada pela Imprensa Oficial em formação educativa para capacitação profissional. O projeto foi concebido para atender 60 alunos em duas turmas. Atualmente, a Gráfica-escola mantém 30 aprendizes no curso do período da tarde. A formatura deste grupo está prevista para o mês de junho.

Desativação da Febem Parelheiros

Durante entrevista coletiva, o governador Geraldo Alckmin disse que as grandes unidades da Febem serão desativadas. De acordo com a presidente da instituição, Maria Luiza Granado, o processo de desativação da unidade de Parelheiros tem início em maio e deverá ser totalmente concluído no início do segundo semestre.

Valéria Cintra