Graduação: Unesp melhora seu desempenho no Guia do Estudante

Guia do Estudante analisou 5.046 cursos de 687 instituições

ter, 19/08/2003 - 10h56 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

A avaliação do Guia do Estudante 2004, da Editora Abril, aponta a ascensão dos cursos da UNESP no sistema de ensino superior brasileiro. Na recém-lançada edição, a Universidade ocupa o terceiro lugar entre instituições de todo o País, de acordo com o percentual de cursos estrelados: 94,7% dos seus cursos avaliados obtiveram conceitos Bom (3 estrelas), Muito Bom (4 estrelas) ou Excelente (5 estrelas). (Veja quadros.)

No Guia de 2003, a UNESP ficou na sexta posição, com 85,5% dos cursos nos melhores níveis de conceituação. Essa marca já demonstrara um avanço em relação à avaliação feita em 2002, quando a Universidade ocupou o décimo lugar, com 84,2% de cursos nas classificações mais importantes.

“A UNESP é a instituição de ensino superior que apresentou o maior crescimento em termos de cursos estrelados, passando de 64 em 2002 para 65, em 2003, e, finalmente, para 72, na edição de 2004”, diz Leonor Tanuri, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e docente da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP, campus de Marília.

Neste ano, o Guia do Estudante analisou 5.046 cursos de 687 instituições. O resultado da avaliação baseia-se nas respostas a questionários enviados a todos os cursos de graduação brasileiros, sobre itens como infra-estrutura, qualificação docente e produção científica. Foram também ouvidas as opiniões de 1.700 pessoas, entre docentes, especialistas e profissionais, e levadas em conta as notas obtidas no Provão.

Por reunir 72 cursos entre os melhores do Brasil, a UNESP posicionou-se em segundo lugar entre as universidades com maior número de cursos considerados bons, muito bons e excelentes. Esse resultado torna-se ainda mais expressivo se for levado em conta o número de cursos avaliados na UNESP: 76.

Das três instituições que ficaram em primeiro lugar em termos porcentuais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) teve 41 cursos avaliados, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 43, e a Universidade Federal de São Paulo, apenas 4. No caso da Universidade de São Paulo (USP), foram analisados 78 cursos.
Dos doze cursos da UNESP com cinco estrelas, três são oferecidos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), do campus de Jaboticabal (Agronomia, Medicina Veterinária e Zoologia); três são do campus de Rio Claro, dos quais dois do Instituto de Biociências (Ciências Biológicas e Ecologia) e um do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (Geografia); dois são ministrados pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, de Botucatu (Medicina Veterinária e Zootecnia); dois são do campus de Araraquara, sendo um da Faculdade de Odontologia (Odontologia) e outro do Instituto de Química (Química); um curso da Faculdade de História, Direito e Serviço Social, de Franca (Direito); e um da Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente Engenharia Cartográfica).

Com dois cursos de sua unidade considerados excelentes, Massanori Takaki, diretor do Instituto de Biociências (IB), campus de Rio Claro, atribui esse resultado, em primeiro lugar, à dedicação e competência do corpo docente. “Para constatar essas qualidades, basta analisar a produção científica dos nossos professores”, enfatiza.

Takaki destaca também a melhoria da infra-estrutura empreendida na atual gestão da Reitoria, por meio de propostas como o Programa Laboratórios Didáticos e o Programa de Incentivo à Captação de Recursos. “Iniciativas como essas melhoram as condições materiais dos cursos, que garantem um ensino de qualidade”, conclui o diretor.

O diretor da FCAV, campus de Jaboticabal, José Antônio Marques, também aponta a qualificação e o empenho dos docentes e as condições da infra-estrutura como fatores que ajudaram a incluir os três cursos de graduação da unidade na categoria cinco estrelas. “Nós vivemos um ambiente científico e tecnológico, que, por meio da Iniciação Científica e de estágios, é incorporado à formação de nossos alunos, que acabam por se destacar no mercado de trabalho”, argumenta.

Mais informações podoem ser obtidas no site
www.unesp.br

V.C.