Governos de São Paulo e Bahia assinam convênios para a Educação e Meio Ambiente

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta segunda-feira, dia 10, em Salvador

seg, 10/10/2005 - 16h20 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve na manhã desta segunda-feira, dia 10, na capital da Bahia, Salvador, onde assinou convênios na áreas de Educação, Meio Ambiente e Transportes com o governador da Bahia, Paulo Souto. Sua agenda começou com um café da manhã promovido por empresários baianos na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Em seguida ele se reuniu com o governador Paulo Souto, no Centro de Convenções de Salvador, onde assinou termo de cooperação técnica, científica e pedagógica para unir os dois estados em ações educativas comuns e trocar experiências bem sucedidas do setor.

Os programas que participam do intercâmbio envolvem todos os aspectos do ambiente escolar, desde sistemas gerenciais, projetos de formação continuada para professores e fortalecimento da gestão às ações de estímulo à relação da escola com a comunidade.

Entre os programas de São Paulo que podem servir de modelo para a Bahia, estão Escola da Família, Rede do Saber e Escola da Juventude.

Na área ambiental foi assinado um convênio com o objetivo de desenvolver projetos e atividades que possibilitem ações inovadoras junto ao meio ambiente e controle de poluição. São Paulo vai colaborar com a Bahia para estruturar um setor de operações de emergência, nos moldes do que existe na Cetesb desde 1978.

O objetivo é intervir em situações emergenciais que representam riscos ao meio ambiente. O convênio foi firmado com o CRA (Centro de Recursos Ambientais), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia.

Na área dos Transportes, Alckmin assinou termo de cooperação técnica com a prefeitura de Salvador para troca de experiências sobre a construção e a operação de linhas do metrô. O metrô de Salvador é administrado pelo município.

Carlos Prado