Governo vai pedir à reitoria da USP reabertura de negociação com estudantes e professores

nd

qua, 10/07/2002 - 18h34 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai pedir ao reitor em exercício da Universidade de São Paulo – USP, Hélio da Cruz Nogueira, a reabertura de negociações com alunos e professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da instituição, que vem apresentando déficit de docentes. A decisão foi tomada após reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, dia 10, entre o governador do Estado e uma comissão de estudantes e professores da faculdade.

“Esperamos que, após essa reabertura de negociações, possamos avançar para resolver esse problema e, com isso, acalmar alunos e professores quanto à qualidade acadêmica e de vida que levamos na faculdade”, disse Renato Soares de Bastos, um dos alunos de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, que participou da reunião.

O estudante observou que, enquanto não houver uma solução definitiva, aprovada pela assembléia dos alunos, eles não retornam às aulas. “Avaliamos como positiva a audiência de hoje, porque sabemos que apesar da autonomia das reitorias, o Governo tem poder de tutela sobre as autarquias estaduais”, completou Bastos.

A Constituição Estadual determina autonomia de gestão às universidades estaduais, sobretudo pedagógica, financeira e administrativa. As três universidades públicas de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) recebem, por lei, do Governo do Estado um percentual de 9,57% do montante arrecadado com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Os recursos repassados à USP representam 5,06% do tributo estadual. A universidade solicitou há alguns meses ao Governo a criação de 1,7 mil cargos de professores. O projeto foi enviado pelo Executivo à Assembléia Legislativa, que o aprovou, e a lei foi sancionada em 26 de junho último. Do total, 1,3 mil cargos serão para Professor Doutor e outros 400 para Professor Titular.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) mantém mais de 12 mil alunos de graduação e pós-graduação em seus cinco cursos: Filosofia, Ciências Sociais, Geografia, História e Letras.