Governo repassa cerca de R$ 2 milhões ao Projeto Verão 2002/2003

Iniciativa auxilia ações de saúde na alta temporada de 18 municípios e seis hospitais

ter, 03/12/2002 - 17h54 | Do Portal do Governo

As ações de saúde no período da alta temporada de verão em 18 municípios do Estado, sobretudo os litorâneos, e em seis hospitais filantrópicos, terão auxílio do Governo do Estado nas despesas de custeio. A assinatura do convênio com os municípios beneficiados foi realizada nesta terça-feira, dia 3, em São Sebastião.

Os recursos, no valor de R$ 1.927.420,00, são do Projeto Verão, criado em 1998, com o objetivo de ajudar nas despesas de saúde da população (compra de medicamentos e de material médico-hospitalar) dos municípios que aumentam o número de atendimento e serviços durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), disse que o repasse é um ato importante, tanto para o turismo quanto para a saúde da população. Segundo o prefeito, São Sebastião tem 60 mil habitantes, mas na alta temporada esse número atinge 600 mil. “A chegada dos turistas é positiva para os municípios porque aquece a economia, mas ao mesmo tempo congestiona a estrutura de saúde”.

Segundo o secretário da Saúde de São Sebastião, Aldo Conelian Júnior, o número de atendimentos na área de saúde aumenta praticamente na mesma proporção. “Esses recursos vão ser usados tanto para o custeio quanto para investimento na área da Saúde”, informou.

Na opinião do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos Jesus Ferreira, o atendimento de saúde com a chegada do turismo requer dos municípios maior estrutura e retaguarda médico-hospitalar, por exemplo, com transporte emergencial feito em ambulância UTI. “O município tem 24 mil habitantes e na alta temporada chega a 400 mil”. Ele informou que, no ano passado, Ilhabela recebeu 17 cruzeiros marítimos e para este ano espera a chegada de 21 navios.

As cidades contempladas com os recursos são: Cananéia; Iguape; Ilha Comprida; Bertioga; Cubatão; Itanhaém; Mongaguá; Peruíbe; Praia Grande; São Vicente; Santos; Guarujá; Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião; Paraibuna, São José dos Campos e Taubaté.

Já as instituições filantrópicas incluídas no projeto são: Hospital São Francisco de Jacareí; Hospital Antonino da Rocha Marmo (São José dos Campos); Santa Casa de Ubatuba; Santa Casa de Jacareí, Hospital Santa Casa de Taubaté e Hospital Universitário Unitau (Taubaté).

Além da verba para a área da Saúde, as cidades recebem reforços do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, com aumento de efetivo, viaturas e helicópteros.

Gislene Lima / Macedo Júnior