Governo paulista prepara nova lei de ciência, tecnologia e inovação

nd

ter, 18/12/2001 - 20h16 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vai elaborar uma proposta de projeto-de-lei, a enviar à Assembléia Legislativa, criando uma política estadual de ciência, tecnologia e inovação, visando favorecer o desenvolvimento sócio-econômico do Estado. A informação foi dada pelo secretário Ruy Altenfelder, de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, ao final de um workshop de quatro horas, realizado na Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo.
 
Nesse encontro, que reuniu cerca de 30 debatedores das principais universidades e institutos de pesquisa paulistas, além de representantes da iniciativa privada, foram analisadas a demanda e produção de pesquisa e desenvolvimento pelas empresas brasileiras e paulistas, a oferta e o ensino de C&T no Estado, assim como o papel do estado brasileiro na promoção da competititivade nacional, por meio de políticas de ciência e tecnologia. O debate foi promovido pelo Centro Interunidade de História da Ciência, da USP, de que participa o secretário estadual de Ciência e Tecnologia.
 
Diversas propostas foram apresentadas, entre elas, por exemplo, a organização de um seminário nacional de educação e divulgação da C&T, que sirva de base para a criação de um plano nacional, que considere também uma poética industrial, visando aumentar a competitividade das empresas brasileiras na economia mundial globalizada. ‘Essas propostas serão organizadas em relatório que será rediscutido em outros workshops’, informou o professor Francisco Romeu Lambe, diretor-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de são Paulo (Fapesp).
 
Estará incluída na proposta de nova lei, adiantou Altenfelder, a criação e a organização de mecanismos para incentivos a formação de fundos setoriais de apoio ao setor. Para isso, estudos conjuntos já estão sendo realizados pela Fapesp, as três universidades paulistas e o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
 
Cecilia Zioni