Governo paulista inaugura em Araraquara mais um Centro de Ressocialização de presos

Apac vai auxiliar autoridades judiciárias na recuperação dos detentos

qua, 05/12/2001 - 17h58 | Do Portal do Governo

Até o final do mês, o Governo do Estado de São Paulo inaugura mais um Centro de Ressocialização de presos em Araraquara. Outras unidades já funcionam em Araçatuba, Lins, Avaré, Marília, Sumaré, Limeira e Itapetininga. O Governo do Estado vem investindo cerca de R$ 2,7 milhões em cada Centro de Ressocialização, que tem capacidade para 210 presos.

Para auxiliar os sentenciados que vão ocupar o novo Centro de Ressocialização de Araraquara, foi assinado, nesta quarta-feira, dia 5, na sede da Secretaria, na Capital, convênio com a Associação de Proteção e Assistência Carcerária (APAC),entidade jurídica, sem fins lucrativos, que já atua nos demais centros. O convênio foi assinado pelo secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e pelo presidente da Apac de Araraquara, Hermano Frari.

Com a medida, o sistema penitenciário paulista objetiva, além do trabalho atrás das grades, permitir aos sentenciados melhores condições para enfrentar sua situação como presidiários, preparando-os para a sua futura reintegração social. O trabalho desenvolvido pela APAC é fruto de uma experiência pioneira implantada em 1972, em São José dos Campos, por lideranças cristãs, que passaram a dar apoio moral e religioso nos presídios. Mais tarde seria acolhida pela Pastoral Penitenciária da Igreja Católica.

Alcindo Garcia