Governo paulista entrega novo bolsão de embarque na travessia Santos/Guarujá

Bolsão tem capacidade para atender 150 veículos

ter, 06/09/2005 - 15h30 | Do Portal do Governo


Os usuários do sistema de travessia de balsas Guarujá/Santos podem fazer a viagem com muito mais conforto e rapidez a partir de agora. Foi entregue nesta terça-feira, dia 6, pelo governador em exercício, Cláudio Lembo, o novo bolsão de embarque de veículos.

A nova área está localizada do lado do Guarujá e teve um aumento de 50% em sua capacidade, passando a operar com capacidade para atender 150 veículos. “Com a ampliação, temos mais eficiência na travessia entre Santos e Guarujá. Essas são também instalações melhores, dando ao usuário mais qualidade e dinamismo no atendimento”, disse o governador em exercício. Lembo ainda lembrou que essa é a travessia com maior número de veículos do mundo.

O bolsão passou por obras de ampliação e reforma, como pavimentação, iluminação e recebeu sinalização horizontal e vertical. A área passou de 2.200 m² para 3.300 m² e recebeu mais uma cabine, trabalhando com um total de seis unidades. Em uma delas já está implantado o sistema para o pagamento eletrônico da tarifa.

O sistema de travessia Santos/Guarujá opera hoje com sete balsas, sendo cinco exclusivas para veículos e duas mistas, com capacidade operacional de 2.666 veículos por hora e volume médio diário de cerca de 20 mil veículos, nos dois sentidos.

Em maio, a Dersa entregou a reforma e ampliação da área de embarque do lado de Santos, aliviando a espera em fila única que conflitava com o sistema viário do município.

Novos investimentos

O Governo do Estado de São Paulo realiza pregão presencial para a compra de uma nova balsa ainda no mês de setembro. Com essa nova aquisição, a travessia passa a contar com oito unidades, sendo duas novas.

De outubro de 2003 a setembro de 2005, foram investidos R$ 14,7 milhões em infra-estrutura, compra de embarcação e reforma de balsas e lanchas para a travessia Santos Guarujá.

Jaina Carvalho