Governo paulista e região de Provence-Alpes-Côte D’Azur desenvolvem plano de ação integrada

Serão firmados ainda convênios de intercâmbio na área de pólos tecnológicos

ter, 19/11/2002 - 15h13 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, dia 19, um protocolo de intenções com a região francesa de Provence-Alpes-Côte d’Azur – PACA, com o objetivo de estabelecer planos de ações integradas nas áreas social, econômica, cultural e turística.

“Essa região do sul da França tem muita similaridade com a Baixada Santista”, disse o governador, destacando os portos de Marselha e de Santos, os litorais e os parques preservados.

Alckmin disse ainda que serão firmados convênios de intercâmbio na área de pólos tecnológicos, por meio da Unicamp e entidades de pesquisas da região de PACA; na área portuária e também de turismo. “Eles têm uma experiência grande em parques estaduais, que podem oferecer ecoturismo para gerar empregos”.

Segundo ele, a renda per capita na França é superior a US$ 20 mil, o que torna mais barato, com a desvalorização do real, os franceses virem para o Brasil. “Vamos fazer um intercâmbio para mais gente fazer turismo em São Paulo, temos um enorme potencial”.

Rui Altenfelder, secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo disse que os franceses têm grande interesse no ecoturismo brasileiro, principalmente no município de Brotas, em São Paulo.

Ele disse também que será realizada uma troca de experiência entre o conservatório musical da Unicamp e de Marselha. “Ambos possuem tecnologia bastante apurada”, enfatizou Altenfelder, acrescentando que no início do ano que vem uma turma de estudantes paulistas fará o intercâmbio em Marselha e, de franceses, na Unicamp.

Estiveram presentes à solenidade de assinatura do protocolo, o presidente da Provence-Alpes-Côte d’Azur, Michel Vauzelle, o cônsul da França em São Paulo, Jean-Marc Laforêt, e uma comitiva de 11 pessoas, entre elas, executivos do setor de comércio e indústria de diversas regiões da França.

Gláucia Basile