Governo paulista e dirigentes britânicos trocam informações sobre governo eletrônico

Objetivo é aperfeiçoar o sistema virtual de informações para reduzir custos e aproximar o Governo da população

seg, 08/10/2001 - 16h29 | Do Portal do Governo

Melhorar a eficiência do governo, reduzir custos e ampliar a interatividade com a população. Estes são os principais objetivos do governo eletrônico paulista, criado em 1995 pelo Governo do Estado de São Paulo. Programas como o Acessa São Paulo, a Delegacia Virtual e a Bolsa Eletrônica de Compras, desenvolvidos nos últimos seis anos, estão garantindo avanços significativos na administração paulista, que agora busca outros meios para aprimorar o sistema inteligente de gestão do dinheiro público.

A troca de experiências com outros governos é fundamental no processo de aperfeiçoamento. Nesta segunda-feira, dia 8, os responsáveis pelo governo eletrônico de São Paulo estiveram reunidos no Palácio dos Bandeirantes com dirigentes do sistema eletrônico do governo britânico.

As palestras foram conduzidas pelo secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira, pelo lado paulista, e por Joe Mc Crea, representando a Grã-Bretanha. Nogueira observou que a Inglaterra é o país mais adiantado na implantação de projetos de governo eletrônico. “Desde que o primeiro ministro Tony Blair assumiu, a tecnologia de informação foi usada para revolucionar a administração inglesa”, comentou.

Ele lembrou que a administração Covas-Alckmin também seguiu essa filosofia. “Desde 1995, o Governo do Estado vem dando força para modernizar a administração, usando as novas tecnologias para melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

Durante a palestra, Nogueira destacou a economia obtida pelo Governo de São Paulo com a revisão de contratos de licitação e a informatização da comunicação interna. Enfatizou também a grande quantidade de serviços on line que o governo paulista oferece para a população, como no Poupatempo – com postos na Capital e no Interior que já realizaram 28,4 milhões de atendimentos; a Delegacia Virtual; a Matrícula Escolar Eletrônica; os Postos de Atendimento ao Trabalhador; a Central Única de Marcação de Consultas Médicas; o licenciamento eletrônico de veículos; o mapeamento de crimes; entre outros. “Eles ficaram muito admirados com o que viram, pois não esperavam encontrar o avanço que há em São Paulo”, constatou.

Na prestação de serviços eletrônicos ao cidadão, São Paulo está bastante adiantado, talvez até mesmo em relação à Grã-Bretanha. “O Joe McCrea disse que encontrou novidades no nosso governo eletrônico que ele não viu em nenhum outro lugar do mundo”, realçou. O secretário também apontou que São Paulo se destaca na área do ajuste fiscal. “O sistema eletrônico de controle de contratos, implantado em 1995, está sendo criado agora na Inglaterra”, comparou.

Rogério Vaquero