Governo paulista cria mais 20 Infocentros em municípios do Estado

Objetivo é combater a exclusão social levando os recursos da Internet à população de baixa renda

qui, 01/07/2004 - 20h12 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assinou na noite desta quinta-feira, 1º de julho, convênios do Programa Acessa São Paulo com 20 municípios do Estado com o objetivo de combater a exclusão social, levando os recursos da Internet à população de baixa renda.

O Programa é implantado em parceria com entidades comunitárias, órgãos do Estado ou com as prefeituras, que cedem os espaços físicos.

Alckmin disse que há 144 Infocentros instalados no Estado. ‘É uma boa parceria com as prefeituras e vamos proporcionar a quem não tem computador a possibilidade de aprender informática’. Lembrou ainda que já passaram pelos Infocentros, 8 milhões de pessoas, sendo 80% com menos de 24 anos e 60% que ganham menos de quatro salários mínimos. ‘Exatamente o público que queremos atingir, mas sem esquecer das pessoas da terceira idade’. Entre os principais serviços citados pelo governador está a confecção de currículos, que podem ser enviados pela Internet sem nenhum gasto para o usuário.

O prefeito de Itapecerica da Serra, um dos municípios beneficiados, Lacir Baudusco, disse que a informática é uma das principais necessidades do mundo moderno. ‘A inclusão digital é fundamental para o aprimoramento e conhecimento e essa ação do Governo paulista agrega muito às políticas municipais’.

A estruturação dos Infocentros tem a participação da Imprensa Oficial do Estado, responsável pela capacitação dos monitores na Capital e da Prodesp, que equipa os locais de acesso.

Alckmin destacou que a tecnologia da informação é um instrumento extraordinário para o avanço do Estado e citou como exemplos o Pregão Eletrônico e a Bolsa Eletrônica de Compras, onde são adquiridos produtos a preços baixos. ‘Temos também o Poupatempo, que é o melhor exemplo do quanto a tecnologia pode tornar o Governo mais eficiente’.

Segundo o governador, foram investidos R$ 368 mil nos 20 Infocentros. ‘É o dinheiro mais bem investido. O Acessa São Paulo vai fazer com que São Paulo do presente seja plugado no futuro’.

Os municípios beneficiados são: Aguaí, Buri, Cajuru, Capão Bonito, Dois Córregos, Embu-Guaçu, Flórida Paulista, General Salgado, Guzolândia, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Nova Canaã Paulista, Nova Lusitânia, Ouro Verde, Pardinho, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Rita d´Oeste, São Lourenço da Serra, Taquarituba, Três Fronteiras e Turmalina.

Estiveram presentes na cerimônia, o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Hubert Alquéres, o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo e o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira.

Carlos Prado