Governo Paulista apresenta conjunto de medidas contra a gripe aviária

Serão aplicados cerca de R$ 2 milhões para ações preventivas

ter, 25/10/2005 - 14h51 | Do Portal do Governo


O Estado de São Paulo sai na frente na prevenção da gripe aviária. O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes, um conjunto de ações preventivas para evitar que a gripe aviária chegue ao Estado, bem como para conter uma eventual pandemia de gripe. O encontro reuniu o vice-governador Cláudio Lembo, os secretários estaduais Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde), Duarte Nogueira (Agricultura e Abastecimento) e diretores de institutos de pesquisas.

De imediato, além de já ter colocado toda a vigilância epidemiológica estadual em alerta, será deflagrado um esquema de capacitação e orientação dos profissionais de saúde dos 645 municípios paulistas, que deverá ser concluído até o final deste ano. O objetivo é aumentar a vigilância, assim como foi feito em 2003, quando foram detectados casos suspeitos de pneumonia atípica (Sars) no Estado, os primeiros da América Latina.

Também foi assinado um decreto criando o Plano de Contingência do Estado de São Paulo, que contemplará o aumento do número de Unidades Sentinela, que são as responsáveis pela identificação e comunicação de novos tipos de gripe em circulação à Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, dois hospitais na capital funcionam como “sentinelas da gripe”: o Hospital Infantil Menino Jesus e o Hospital Municipal José Storopoli. “No final do ano serão entregues mais duas unidades, um no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto e outro da Universidade Federal de São Paulo”, informou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Ele disse ainda que até o final do primeiro trimestre de 2006 o Estado irá contar com oito Unidades Sentinelas.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda irá expandir, em 2006, a vacinação dos paulistas contra o vírus Influenza, causador da gripe. Uma força-tarefa, composta por um time de especialistas em saúde pública do Estado, alguns entre os mais conceituados do Brasil, sob a coordenação da Secretaria, foi recrutado para acompanhamento permanente das ações do plano.

Instituto Butantan

O Instituto Butantan, órgão estadual, se prepara para começar a produzir experimentalmente a primeira vacina contra a gripe aviária para humanos da América Latina. “A meta é chegarmos a 20 mil doses de vacina para obtermos um estoque estratégico como estão fazendo os vários países. Se for constatado algum caso da gripe aviária estaremos preparados para vacinarmos os familiares, as pessoas que trabalham com as aves e os profissionais da saúde”, comentou o governador.

A Secretaria da Agricultura realizou um convênio com a Associação Paulista de Avicultura para realizar o cadastramento das granjas paulistas. Cerca de 98% delas já estão cadastradas e sob monitoramento da nossa defesa.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, informou que serão aplicados cerca de R$ 2 milhões para as medidas de prevenção da gripe aviária.

“Não é recomendável que as pessoas saiam comprando antiviral para fazer estoque em casa. O que nós devemos é agir sob ponto de vista de vigilância epidemiológica como um todo tomando as medidas necessárias”, recomendou o governador. Até agora foram registrados no mundo 121 casos de gripe aviária que causou a morte de 61 pessoas.

Macedo Júnior