Governo paulista acerta novos financiamentos com o BID e o Banco Mundial

Informação foi dada pelo governador Alckmin após a inauguração do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

ter, 18/06/2002 - 20h21 | Do Portal do Governo

Após a inauguração do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil e da reforma da Fundação Oncocentro, na manhã de hoje, na Capital, o governador Geraldo Alckmin anunciou em entrevista coletiva que neste domingo, dia 23, assina dois contratos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um deles refere-se ao Programa de Erradicação de Cortiços – que deve atender principalmente a Capital, Região Metropolitana, Campinas e Santos – e o outro para o Programa de Recuperação e Ampliação de Rodovias Paulistas. Segundo o governador são dois mil quilômetros de rodovias que serão recuperadas, recebendo terceira faixa, acostamento e obras de arte e segurança.

Na segunda-feira, dia 24, o governador embarca para Washington, onde assina, na terça-feira, contrato de financiamento com o Banco Mundial (Bird) no valor de US$ 209 milhões. A quantia será utilizada na construção da Linha 4 do Metrô, cuja concorrência pública já está em fase final. Após a assinatura do contrato, o governo paulista poderá firmar contratos com as empresas que executarão as obras.

O governador explicou que esta linha é a mais importante – a chamada Linha da Integração – pois começa na Luz (linha Norte-Sul), passa pela Praça da República (linha Leste-Oeste), pelo espigão da Paulista (HC-Vila Madalena), desce a Avenida Rebouças para se integrar com o trem (Osasco -Jurubatuba), cruza o Rio Pinheiros e vai até a Vila Sônia, na zona sul. A perspectiva é que nos 14 quilômetros desta linha passem diariamente 400 mil passageiros. A obra será feita em duas etapas: a primeira deve receber recursos da ordem de US$ 934 milhões, entre recursos do tesouro estadual e financiamentos do Bird e do JBIC (Japan Bank for International Corporation). Também devem ser captados, pela primeira vez, recursos com a iniciativa privada para a construção de uma linha do Metrô. As obras devem durar quatro anos. O valor total das duas etapas é estimado em US$ 1,262 bilhão, já que cada quilômetro de metrô custa em média US$ 100 milhões.

Cíntia Cury / Luiz Roberto Kamide