Governo oferece parcerias a municípios das regiões de Ribeirão Preto, Franca e São Joaquim da Barra

Governador Alckmin recebeu prefeitos eleitos e reeleitos, em encontro neste domingo, dia 20

seg, 21/02/2005 - 12h58 | Do Portal do Governo


Redução de gastos logo nos primeiros meses de mandato. Essa foi a mensagem dada pelo governador Geraldo Alckmin durante um jantar com prefeitos das regiões de Ribeirão Preto, Franca e São Joaquim da Barra, realizado na noite deste domingo, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do encontro foi estreitar relações e oferecer às 48 prefeituras, parcerias e convênios com o governo estadual.

Alckmin ressaltou a importância da redução de custos, que segundo ele é uma tarefa urgentíssima. ‘Essa é a hora do reajuste, da revisão de gastos com telefone, pessoal, gasolina, energia elétrica e hora extra’.

Por outro lado, destacou a importância da capacidade de investimentos dando como exemplo o Pregão Eletrônico e Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) que possibilitaram uma economia ao cofres públicos de quase R$ 1,4 bilhão, em 2004. ‘As 320 viaturas entregues ontem na Capital foram compradas através desse sistema’.

Ao explicar sobre as ações do Governo do Estado, o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira disse que a população vem cobrando muito mais dos governantes, e que estes precisam ter uma eficácia maior na gestão pública.

Os prefeitos receberam um material com informações sobre o Pregão Eletrônico, livros do Ministério Público sobre o Código e Direito Civil, cinco manuais básicos dos Tribunal de Contas e um livro sobre a origem dos nomes de cada município.

O governador Alckmin finalizou o encontro com os prefeitos destacando a importância das parcerias nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura. ‘Bom governo é aquele que melhora índices sociais da cidade’. Ele informou ainda que todos os prefeitos receberam um cartão de livre acesso ao Palácio dos Bandeirantes.

Essa iniciativa foi aprovada pelos que estiveram presentes ao jantar. Para Itamar Romualdo (PPS), prefeito de Ipuã, o encontro permitiu uma troca de experiências para fazer uma gestão mais eficaz com os próprios recursos dos municípios. ‘Esses exemplos de economia são muito importantes’.

O prefeito petista de Patrocínio Paulista, José Mauro Barcellos ressaltou a atuação do Governo do Estado como um modelo de empreendedorismo, que vem se sobressaindo entres outras administrações públicas do País. Segundo ele, o governador vem atuando de forma igualitária e democrática com todas as prefeituras independente do partido. Posição defendida também por José Luis Romagnoli (PTB), prefeito de Batatais. ‘O governador não faz distinção entre os prefeitos’.

A parceria entre o Interior e o Governo paulista foi destacada pelo prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini (PSDB). ‘Temos que fortalecer essa integração, principalmente no começo da administração, e esses encontros permitem isso’. Ele informou que em sua região será instalada em março deste ano, uma aliança regional para o desenvolvimento, com o objetivo de discutir os problemas e buscar soluções para as prefeituras locais.

Participaram do jantar os novos prefeitos das cidades de Altinópolis, Aramina, Barrinha, Batatais, Broowski, Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Cristais Paulista, Dumont, Franca, Guará, Guariba, Guatapara, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaboticabal, Jardinópolis, Jeriquara, Luis Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rifaina, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Os encontros com os prefeitos eleitos e reeleitos tiveram início em novembro de 2004. Já participaram prefeitos das seguintes regiões: Presidente Prudente; São João da Boa Vista; Votuporanga e Fernandópolis; Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, São José dos Campos e Taubaté; Bauru, Jaú e Lins; Itapeva e Registro; Bragança Paulista e Jundiaí; Botucatu e Avaré; Sorocaba e Itapetininga; Adamantina, Andradina e Dracena; Ourinhos e Assis; São José do Rio Preto e Jales, Araraquara e São Carlos; e Araçatuba.

Carlos Prado