Governo libera R$ 20 milhões para reforma de mais de 30 escolas técnicas no Estado

Programa de recuperação física das unidades do Centro Paula Souza é o maior da história

sex, 08/03/2002 - 16h08 | Do Portal do Governo

Mais de 30 escolas técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) espalhadas pelo Estado serão reformadas no maior programa de recuperação de estrutura física já realizado desde o início da atuação dessas unidades de ensino.

Com a publicação do decreto do governador Geraldo Alckmin no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 8, que abre crédito suplementar ao orçamento fiscal no valor de R$ 20 milhões, foi iniciado o processo licitatório para a contratação das obras. As reformas dos prédios começam logo após a licitação, que deve ser concluída em 60 a 90 dias.

De acordo com o diretor superintendente do Ceetesp, Marcos Antônio Monteiro, essa é a primeira vez, desde a implantação do Centro Paula Souza, há 90 anos, que é desenvolvido um programa de reformas dos prédios com essa dimensão.

Ao todo, a Ceeteps conta com 100 escolas técnicas, que atendem cerca de 90 mil alunos, além de dez Faculdades Técnicas (Fatecs). Até 1995, o Paula Souza contava com 14 escolas técnicas e seis faculdades. As outras unidades eram escolas vinculadas às Secretarias de Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia. No início da atual administração, o sistema foi unificado e todas as escolas técnicas estaduais passaram a fazer parte do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza.

Além disso, quatro novas unidades foram construídas em Leme, Santa Bárbara D’Oeste, São Roque e Hortolândia, todas no Interior. Outras quatro estão em obras em Sapopemba, Guaianazes e Santo Amaro, na Capital, e Capão Bonito, no Interior. A ampliação das escolas técnicas em São Paulo está sendo realizada com verba Federal.

Cíntia Cury