Governo lança Programa para alfabetizar 700 mil alunos

Já foram investidos R$ 12 milhões

qui, 05/06/2003 - 15h41 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, dia 5, o termo de parceria entre a Secretaria da Educação e o Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior em São Paulo (Semesp) para implementação do Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI).

O programa, que prevê a alfabetização de 700 mil adultos até 2006, já conta com o apoio de 106 instituições privadas de ensino superior, responsáveis pela infra-estrutura física e também de recursos humanos em suas respectivas unidades de ensino.

“Por enquanto, estamos investindo recursos do Estado, são praticamente R$ 12 milhões, toda a parte de material pedagógico e capacitação”, destacou o governador, acrescentando que esse é um grande potencial de modernidade e interação com a sociedade civil. “Vamos também agregar prefeituras e Governo federal, fazendo um grande esforço”, finalizou.

Segundo o secretário da Educação, Gabriel Chalita, o programa vai oferecer um sistema diferenciado de ensino, que utiliza textos ao invés de sílabas. “O método é baseado em Paulo Freire, com uma visão sócio-interacionista e contemporânea”, destacou Chalita, explicando que serão abordados temas como cidadania e realidades do dia-a-dia, facilitando o aprendizado para o adulto. “Nós vamos falar de ponto de ônibus, de netos, de filhos, feira, família, educação no trânsito, enfim, respeitando o histórico de vida deles”, completou.

Além disso, serão oferecidos cursos básicos de Português e Matemática, com no mínimo 200 horas de aulas, a serem dadas nos fins de semana ou em dias úteis, de acordo com a conveniência das escolas e dos alunos, em todo o Estado. A Secretaria fará o acompanhamento dos cursos nas universidades e subsidiará as instituições dando orientação, por meio dos assistentes técnicos pedagógicos, de acordo com as Diretorias Regionais de ensino.

A partir do segundo semestre, pelo menos dois mil estudantes universitários serão mobilizados para realizar, em mil salas disponíveis nas universidades, o recrutamento dos interessados no curso.

Gláucia Basile