Governo lança Programa Escola da Família na zona sul da Capital

Iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação com a Unesco, que tem como meta a redução dos índices de violência

dom, 24/08/2003 - 11h30 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin lançou na manhã deste domingo, dia 24, o Programa Escola da Família, na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto Silva, Zona Sul da Capital. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Unesco, que tem como meta fundamental a redução dos índices de violência nas redondezas das escolas.

‘As regiões mais violentas são as que têm mais necessidade da abertura das escolas nos finais de semana, para que o jovem não tenha a droga e a bebida alcoólica como opção e possa ter um lazer sadio”, declarou o governador. Logo após a abertura do evento, ele disse que a coisa que mais o deixou feliz hoje foi a apresentação de uma dança em que as mães participavam junto com os filhos. ‘Essa é a escola que todo mundo sonha’.

O programa, que também conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, promove atividades culturais, esportivas e pedagógicas em escolas, durante os fins de semana, integrando comunidade, alunos e professores. A iniciativa privada também pode participar do projeto por meio de parcerias.

O Escola da Família terá um educador profissional por unidade, com uma equipe de voluntários e 25 mil universitários bolsistas espalhados por todo o Estado. As bolsas foram concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com 259 faculdades e universidades particulares. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, sendo que as universidades completarão os 100% para os alunos escolhidos.

O governador afirmou que neste final de semana mais de 95% das escolas foram abertas à comunidade. Para garantir a segurança das escolas, o Governo do Estado está reforçando a ronda escolar, que atualmente tem 610 viaturas e 1693 policiais treinados e capacitados para esse trabalho. ‘Até o final deste ano serão 1.155 viaturas e mais de quatro mil homens’, declarou Alckmin.

Alckmin destacou que, além do programa das rondas escolares, o Governo ainda mantém o programa Operação Escola Segura, do Denarc, que no ano passado prendeu 486 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e neste ano mais 85, e também o Proerd- Programa Educativo de Resistência às Drogas, com objetivo de conscientizar os jovens trabalhando com a prevenção.

Ele informou que a Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto Silva é uma das instituições que tem um dos menores índices de evasão escolar, com apenas 0,6%, quando a média estadual é de 3%. A escola tem uma horta comunitária, um bosque feito pelos funcionários, coleta seletiva de lixo, quadras poliesportivas, teatro e biblioteca.

Estão sendo realizadas neste domingo no local várias atividades preparadas pela equipe do Escola da Família, entre elas oficinas de bordado e reciclagem, jogos, grafitagem, esportes. O governador participou de algumas atividades com os jovens.

Cíntia Cury