Governo lança Programa de Formação continuada ‘Teia do Saber’

230 mil professores da rede pública estadual serão beneficiados

qui, 15/05/2003 - 14h32 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, dia 15, o Programa de Educação Continuada de Educadores “Teia do Saber”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que vai beneficiar 230 mil professores da rede pública estadual.

O objetivo é unir o trabalho de fundamentação teórica com a vivência dos educadores, mantendo-os atualizados sobre novos métodos de ensino. O programa terá como principal ferramenta uma rede interativa denominada “Rede do Saber”, que irá permitir a interatividade entre 89 municípios paulistas por meio da videoconferência. “Essa é maior rede interativa do País, de alta velocidade, que irá contar com 100 salas de videoconferência, cerca de dois mil computadores e 100 laboratórios, instalados em pontos estratégicos do Estado”, explicou Gabriel Chalita, secretário da Educação.

Durante o evento, o governador e o secretário fizeram uma pequena demonstração de como irá funcionar a “Rede do Saber” e conversaram por meio de videoconferência com dirigentes de ensino de cinco municípios: Guaratinguetá, Bauru, São José do Rio Preto, Registro e Presidente Prudente.

Ainda dentro da política de formação e valorização dos professores, o Governo lançou também o “Bolsa Mestrado”, programa que irá conceder bolsas de estudo em mestrado e doutorado para os profissionais do Magistério. Segundo Chalita, eles vão receber o equivalente a três salários mínimos para auxiliar na mensalidade do curso ou na compra do material.

Alckmin enfatizou a necessidade de conhecimento para o desenvolvimento do País e citou a 13a colocação de São Paulo na economia mundial, superando países como a Itália, a Rússia, toda a América Latina e inclusive o Brasil. “A nossa posição no ranking mundial é resultado do investimento que tem sido feito na educação e no conhecimento”, observou ele, acrescentando que o educador deve estar sempre aprendendo, é quem mais tem de estudar. “A alma da escola é o professor, investindo nele, estamos investindo no aluno”.

Gláucia Basile