Governo lança dicionário digital para deficientes auditivos

Inicialmente serão distribuídos cerca de oito mil CDs-Rom

qui, 26/09/2002 - 17h00 | Do Portal do Governo


A Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica lançou nesta quinta-feira, dia 26, no Palácio dos Bandeirantes, o dicionário digital da Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para deficientes, antecipando o Dia Nacional do Deficiente Auditivo, no próximo domingo, 29 de setembro.

O dicionário foi elaborado por meio do Programa Acessa São Paulo do Governo paulista, que tem como objetivo diminuir ao máximo a exclusão digital.

Produzido em CD-Rom, o Libras tem oito mil palavras, três mil vídeos, 4,5 mil sinônimos e cerca de 3,5 mil imagens. Inicialmente, serão distribuídos oito mil CDs para as classes especiais da rede de ensino público do Estado, por meio da Secretaria da Educação.

A iniciativa tem como prioridade atender os deficientes mais carentes, não-alfabetizados, que pouco conhecem da língua portuguesa, além dos profissionais da área, como fonoaudiólogos, professores, terapeutas e também familiares.

Contando com os 8 mil verbetes, os usuários contarão ainda com desenhos, significados, sinônimos, conjugações de verbos e evidentemente com vídeos e respectiva linguagem de sinais.

O projeto foi coordenado por Flávia Brandão e teve a produção executiva de Denise Serio, que teve participação fundamental na confecção dos vídeos incluídos no dicionário. Flávia destacou a importância da atualização do conhecimento para todos os segmentos da sociedade. ‘O mundo cria formas de comunicação cada vez mais rápidas e eficientes e a competitividade impera. O que pensaríamos se não pudéssemos falar ou sequer entender as pessoas a nossa volta? E se não entendêssemos nem mesmo a escrita? Isto geraria um isolamento. Esta é a realidade da pessoa portadora de deficiência auditiva. Hoje, graças à existência da informática e de suas numerosas possibilidades, podemos abrir um caminho para esta silenciosa sociedade, que necessita de programas e projetos direcionados a atendê-los de forma inclusiva e participativa’.

Como adquirir o CD-Rom

Os 100 Infocentros da Capital e do Interior também vão ser abastecidos com o novo dicionário para atender à demanda de usuários com deficiência auditiva e também para quem tiver interesse em ampliar os conhecimentos sobre a linguagem de sinais.

Entidades e pessoas que tiverem interesse em adquirir o CD-Rom e, posteriormente, participar com sugestões, podem entrar em contato pelo e-mail libras@sp.gov.br ou ligar para o número (0xx11) 3745-3867. Outra forma de adquirir o material, é levar um CD gravável para obter a cópia do dicionário. Outras informações no site do Acessa São Paulo, www.acessasaopaulo.sp.gov.br

Gláucia Basile