Governo investe na saúde preventiva

Cerca de R$ 2 milhões serão destinados às crianças com problemas auditivos e visuais

sex, 15/03/2002 - 17h27 | Do Portal do Governo


Alunos de 1ª e 2ª séries dos 529 municípios de São Paulo com menos de 40 mil habitantes passam a contar a partir desta sexta-feira, dia 15, com um atendimento especial do Governo do Estado. Eles serão assistidos pelas campanhas ‘Olho no Olho’ e ‘Quem Ouve Bem, Aprende Melhor’, do Ministério da Educação.

O Governo Federal desenvolve a campanha apenas nos municípios com mais de 40 mil habitantes, para detectar problemas visuais e auditivos nos alunos de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

O governador Geraldo Alckmin esteve, na manhã de hoje, no município de Monte Mor, que possui 37 mil habitantes, para lançar as campanhas, dentro do ‘Dia da Saúde na Escola’ que está sendo realizado nas 5,6 mil unidades de ensino da rede pública estadual de São Paulo.

O projeto consiste na realização de um trabalho conjunto entre professores, estudantes, pais e voluntários, onde são apresentadas atividades preventivas e esclarecedoras, que abordam assuntos urgentes. Alckmin aproveitou o dia dedicado à Saúde para lançar as campanhas e incentivar o tratamento de saúde preventivo.

A partir de agora, mais 250 mil alunos de 1a e 2a séries do Ensino Fundamental tanto de escolas municipais, como de estaduais, vão passar por uma triagem na própria sala de aula, feita pela professora, para detectar problemas visuais ou auditivos. Para isso, a Secretaria Estadual da Saúde vai distribuir kits de exame básico para a Secretaria Estadual da Educação entregar nas escolas.

A criança que apresentar qualquer problema de visão ou audição será encaminhada para consulta com médico especialista. Segundo a secretária da Educação, Rose Neubauer, a cidade que não tiver oftalmologista ou otorrinolaringologista, poderá encaminhar a criança para o município mais próximo.

Após a realização do exame, a criança que necessitar, receberá aparelho auditivo ou óculos, do Governo. ‘Até abril, queremos ter o levantamento de todas as crianças com necessidade de consulta e, até o fim de maio, todas que necessitarem de aparelho auditivo ou óculos receberão o material’, explicou Rose.

O governador destacou que a escola é um grande centro de cidadania e que saúde e educação têm que caminhar juntas. ‘Por isso, estamos realizando a extensão desse programa para os municípios que ainda não haviam sido contemplados’, disse Alckmin, acrescentando que se houver casos de necessidade de cirurgia visual ou auditiva, as crianças vão fazer a cirurgia gratuitamente pela rede de saúde estadual.

Dia da Saúde na Escola

Hoje está sendo realizado em todo o Estado, o Dia da Saúde na Escola, um projeto que visa minimizar os índices de doenças entre a população, contando com a colaboração dos estudantes. Durante todo o dia estão sendo discutidas atividades de combate ao mosquito da Dengue, a importância da vacinação e como evitar doenças sexualmente transmissíveis. Dentro da programação houve uma teleconferência sobre esses temas para todas as escolas da rede pública que têm antena parabólica.

Dengue

De acordo com a secretária Rose Neubauer, durante toda esta semana, até o próximo dia 23, ‘Dia D’ de combate à dengue no Estado, os alunos da rede estadual estarão se mobilizando para serem incorporados ao trabalho da comunidade no combate ao mosquito. ‘Os alunos vão trabalhar espalhados pelos bairros, numa brigada por quarteirão’, enfatizou a secretária.

Além disso, a Secretaria da Saúde esta preparando um material para ser distribuído na comunidade, pelos alunos e integrantes da escolas estaduais. Hoje, todos os alunos estão recebendo gibis informativos. Rose disse também que, no próximo sábado, todas as escolas vão estar abertas para os alunos e a população com uma programação explicativa sobre o combate à doença.

O governador destacou que a Baixada Santista terá apoio do Exército tanto no trabalho de vistoria e como na aplicação de inseticida nos locais onde foram detectados focos de reprodução do mosquito. Ele disse ainda que, além do exército, a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias está treinando pessoas para fazer a aplicação do fumacê, não apenas onde forem detectados focos da doença, mas também em outros locais como forma preventiva. Alckmin lembrou que o Governo do Estado está dando tratamento rápido para pessoas contaminadas. ‘É um trabalho que não pode parar mesmo nos períodos de estiagem’, completou.

Outros investimentos

Durante a visita a Monte Mor, o governador autorizou a construção de uma escola com seis salas de aula que vai proporcionar a abertura de 630 vagas. Além disso, outras cinco escolas do município serão reformadas.
Alckmin autorizou ainda a construção de 300 casas na cidade, o que vai tirar 1.500 pessoas do aluguel, e liberou R$ 100 mil para custeio do Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus, sob intervenção da prefeitura. O município vai receber também uma ambulância padrão.
O prefeito Nabi Assis (PMDB) agradeceu os investimentos e afirmou que o atual Governo atende os municípios independente da legenda do partido.

Gláucia Basile / Gislene Lima