Governo implanta Radiopatrulhamento Hidroviário na Baixada Santista

Sistema possibilita policiamento em canais, braços de mar e até em manguezais

ter, 09/04/2002 - 16h29 | Do Portal do Governo


A Baixada Santista ganhou nesta terça-feira, dia 9, um reforço especial no policiamento ostensivo e preventivo com a implantação do Radiopatrulhamento Hidroviário. Trata-se de um novo modelo de fiscalização para as áreas hidroviárias que circundam a região, com extensos braços de mar, enseadas, cursos de rios, canais naturais e manguezais. O lançamento do sistema foi feito pelo governador Geraldo Alckmin na cidade de São Vicente.

A Radiopatrulha Hidroviária contará com uma equipe especializada para combater atividades criminosas e tentativas de fugas. O trabalho será feito por um pelotão de 21 policiais militares habilitados e especializados na Marinha do Brasil e do 17º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar. Todos com armamento, equipamentos de comunicação, iluminação, de proteção individual, além de material de salvamento aquático. A sede do novo patrulhamento será numa área da marina de São Vicente, cedida pela prefeitura local.

Para isso o sistema começa a operar com três lanchas equipadas com rádio, iluminação e material de salvamento aquático. As embarcações, de velocidade e versatilidade para águas rasas, percorrerão os canais que fazem fundos com as favelas de palafitas, intensificando o policiamento ostensivo e preventivo de toda Baixada. As embarcações também ajudarão na localização de pessoas perdidas e afogadas no mar.

Cada lancha equipada custou R$ 30,4 mil. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública, por meio de convênio firmando entre a União e o Governo paulista. O novo policiamento vai atender, inicialmente, as cidades de São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Praia Grande, onde existem instalações portuárias, marinas, atracadouros, piers e pontos de lazer. Posteriormente, o serviço será estendido para os municípios de Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e região de Iguape.

Na opinião do prefeito de São Vicente, Márcio França (PSB), o novo patrulhamento vai dar um salto de qualidade no policiamento local. “E, principalmente, evitar a chegada de mais drogas e armas à cidade, além de coibir os ataques de piratas”, lembrou ele.

Mais equipamentos e serviços

“O combate ao crime está sendo por terra, água e mar”, enfatizou Alckmin, acrescentando que o Governo vem equipando a polícia permanentemente e se orgulha de ter a melhor corporação civil e militar do País. O governador disse que, em 60 dias, o novo sistema ganhará mais três embarcações e, no segundo semestre, a região deverá contar com um helicóptero para o policiamento local, feito atualmente por uma aparelho baseado em São Paulo. Alckmin informou ainda que a Baixada Santista também contará com um Infocrim.

A integração das duas polícias foi destacada pelo governador e pelo secretário de Segurança Pública, Saulo Castro de Abreu, que creditou o fato à redução nos índices de crimes na região. Segundo o coronel Alberto Silveira Rodrigues, da PM local, 2001 fechou com queda de 4% no registro de homicídios e 30% nos índices de latrocínios, se comparado ao ano anterior.

No período, a policia da região apreendeu 322 armas, localizou 434 veículos, recapturou 110 presos condenados, fez 918 flagrantes e autuou 1.142 pessoas em flagrante, resultando na apreensão de quase 30 quilos de entorpecentes.

O secretário da Segurança Pública relatou que a PM da região conta hoje com 16 bases fixas e 10 móveis, 66 motos, 32 quadriciclos para policiamento nas praias, 500 viaturas, além de 3.052 homens patrulhando a área do canal. “Esse número vai aumentar com a liberação de 95 homens deslocados para atuar como guardas de muralha dos presídios da região”, disse Abreu.

Outros 400 policiais em atividade de apoio ou administrativa, informou o secretário, também serão liberados para o policiamento de rua da região com a entrada dos soldados voluntários temporários.

Valéria Cintra/Gislene Lima