Governo implanta Copom on-line e assina parcerias em Ribeirão Preto

Município passou a contar também com aumento no número do efetivo de policiais militares

sáb, 07/06/2003 - 14h40 | Do Portal do Governo


A população do município de Ribeirão Preto passou a contar com várias iniciativas do Governo do Estado nas áreas de educação, segurança pública, transportes e social. O governador Geraldo Alckmin esteve no município e participou da reunião dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da região, assinou uma parceria entre a Secretaria da Educação, o Mc Donald’s e a Febem, e também visitou o novo terminal alfandegário do aeroporto de Ribeirão Preto.

Consegs

Mais de 70 representantes dos Consegs participaram da reunião realizada neste Sábado em Ribeirão Preto, que teve como principal objetivo, estreitar laços de entendimento e cooperação entre as polícias e a comunidade , além de apresentar o Plano de Metas 2003. O governador enfatizou a importância dos Consegs, explicando que eles aproximam a comunidade da Polícia. “São voluntários e estão colaborando muito para o combate à violência em São Paulo”.

Durante a audiência dos Consegs foi lançado o Copom on-line da Secretaria da Segurança em Ribeirão Preto. O Copom on-line é um novo sistema informatizado que torna mais eficiente o atendimento de ocorrências e a realização de operações especiais da Polícia Militar. “O sistema vai proporcionar, em tempo real, uma ação mais eficiente da Polícia, dando melhores condições para o deslocamento dos policiais”, destacou Alckmin.

O programa mapeia toda a área de atuação dos policiais e permite o acompanhamento dos trabalhos e a possível necessidade de reforço, pelos comandantes, em tempo real. O sistema, que é único no Brasil, foi desenvolvido pela própria PM. As bases de dados são as ligações recebidas pelo serviço 190, que são direcionadas imediatamente ao atendimento. O mapa é atualizado a cada dez segundos.

Após o evento, o governador passou revista nos 209 novos policiais militares, que se formarão no próximo dia 12 e reforçarão o efetivo da PM nas ruas em Ribeirão Preto e região. Os policiais atuarão no policiamento ostensivo e preventivo. Deste 1995, 2.232 soldados concluíram o curso de formação na região de Ribeirão Preto. Alckmin disse que o Governo está dando um passo importante para reforçar a segurança em Ribeirão Preto e lembrou que os municípios de Araraquara e São Carlos também estarão recebendo 90 policiais militares.

O município irá contar também com a reforma do 1º DP de Ribeirão Preto que será transformado em Delegacia Participativa. A reforma do prédio que tem mais de 100 anos, terá início em julho e vai custar R$ 200 mil, investidos pela Secretaria da Segurança Pública. A previsão para conclusão da obra é de três meses.

Febem

O governador assinou uma parceria entre a Secretaria da Educação, a Febem e a rede de lanches Mc Donald’s, para implantar um projeto de treinamento e emprego para os jovens internos da Febem. Os menores serão registrados, terão direito à assistência médica, vales transporte e refeição. Por seis meses, serão avaliados e ao final receberão um certificado do Senac, que lhes dará o direito de participar de qualquer curso na entidade.

“O objetivo é criar mil vagas de trabalho” disse Alckmin. Pelo programa, mais de 300 lojas irão contratar, cada uma três adolescentes para preencher as vagas. “Esta parceria que estamos começando por Ribeirão Preto com a rede Mc Donald’s é importante pois vai dar oportunidade ao jovem infrator de se qualificar para a educação para o trabalho”, observou Alckmin, acrescentando que, com essa qualificação o adolescente terá oportunidade de novos empregos. “É uma ruptura de preconceitos, uma nova e generosa visão para se poder cuidar da questão do jovem infrator”, concluiu.

Ele disse ainda que está sendo construída, em Ribeirão Preto, uma nova unidade da Febem dentro dos novos conceitos, ou seja, uma unidade pequena com forte agenda educativa e jovens perto da família.

Foi firmada também uma parceria com o Sistema COC de Ensino em Ribeirão Preto, com o objetivo de prestar assistência jurídica aos internos da Febem em regime de liberdade assistida e semi liberdade.

Aeroporto

Alckmin também visitou o aeroporto de Ribeirão Preto, onde está sendo construído um terminal alfandegário para importação e exportação. O armazém alfandegário terá quatro mil m² e uma câmara fria de 500 m². “Este é um contrato de US$ 2 milhões cujas obras devem estar prontas em menos de um ano”, afirmou o governador, explicando que o aeroporto já foi habilitado para transporte internacional de carga e agora terá um terminal alfandegário, o que vai transformar Ribeirão Preto em uma grande plataforma exportadora, gerando emprego e atraindo novos investimentos na região. “Agora será possível exportar e importar sem utilizar Viracopos ou Cumbica”, completou ele.

Gláucia Basile/Takao Miyagui


Governador passa revista em 209 novos policiais militares

Governador passa revista em 209 novos PMs
foto:Daniel Guimarães
Governador passa revista em 209 novos PMs
foto:Daniel Guimarães
Governador passa revista em 209 novos PMs
foto:Daniel Guimarães

Governador assina parceria para os jovens internos da Febem

Parceria para os jovens internos da Febem
foto:Daniel Guimarães
Parceria para os jovens internos da Febem
foto:Daniel Guimarães
Parceria para os jovens internos da Febem
foto:Daniel Guimarães

Alckmin visita o aeroporto de Ribeirão Preto

Alckmin visita o aeroporto de Ribeirão Preto
foto:Daniel Guimarães
Alckmin visita o aeroporto de Ribeirão Preto
foto:Daniel Guimarães