Governo forma novos soldados e entrega viaturas à Polícia Militar do Estado

Os 272 PMs vão atuar na Capital e as 45 novas viaturas serão utilizadas pelo policiamento na área central

qua, 17/09/2003 - 12h31 | Do Portal do Governo


A Capital paulista passa a contar a partir desta quarta-feira, dia 17, com mais um reforço na Segurança Pública. O governador Geraldo Alckmin entregou 45 novas viaturas à Polícia Militar do Estado e participou da formatura de 272 policiais, em solenidade realizada no Vale do Anhangabaú. Os soldados irão atuar no policiamento ostensivo e preventivo na região central da cidade.

Os formandos da turma “Sertanista Orlando Villas Bôas” é composta por classificados no concurso público ocorrido em agosto de 2001. Depois de selecionados, os soldados ainda receberam treinamento por 12 meses e 15 dias no Centro de Formação de Soldados de Pirituba “Coronel PM Assumpção”. Entre as disciplinas estavam Direito Penal, Civil e Administrativo, Direitos Humanos e Sociologia.

Alckmin declarou que os novos soldados são duplamente vencedores, porque passaram numa prova difícil com mais de cinco mil inscritos. “Ninguém entra na polícia por apadrinhamento’. Ele disse que o Governo entregou 45 novas viaturas para a região central, respeitando o dinheiro dos impostos do povo paulista. “O Estado comprou 700 carros pelo leilão eletrônico, o que ajudou a obter um desconto de 28%, possibilitando fazer mais benefícios com o mesmo dinheiro para nossa sociedade.”

O governador destacou que a segurança está melhorando pelo esforço de 24 horas por dia, sem descanso, da polícia paulista. “Nós tínhamos 79 Companhias da Polícia Militar em São Paulo e hoje temos 93. Criamos 14 Companhias só na periferia, nas regiões mais necessitadas, acrescentando mais 10 mil novos policiais, sendo 6 mil temporários e 4 mil guardas de muralhas. Atualmente, estão em treinamento 5 mil soldados que prestaram concurso público.” Alckmin finalizou dizendo que São Paulo se orgulha em ter uma instituição com mais de 170 anos, como a Polícia Militar.

O Secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, disse que a questão da violência é um desafio do mundo moderno e os desafios das polícias Militar e Civil têm sido vencidos diariamente. “Esses homens e mulheres, que abraçaram a carreira policial, têm de ser incentivados porque a cobrança da sociedade e da imprensa é muito grande. A polícia de São Paulo é a melhor do Brasil e só tem a ensinar.”

O paraninfo da turma e presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman, ressaltou a importância da cidade contar com mais policiamento. ‘No mundo conturbado em que vivemos, é imprescindível à corporação militar ter mais homens para ajudar no combate ao crime organizado’. Ele destacou que dentro das possibilidades do Estado, o governador Geraldo Alckmin vem investindo recursos em tecnologia e na formação de mais homens, para que a polícia de São Paulo esteja bem equipada.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues, disse que os novos PMs irão atuar no policiamento ostensivo visando a diminuição da criminalidade e proporcionando mais segurança aos moradores, trabalhadores e pessoas que circulam pela região. Ele também comentou que a formatura dos 272 novos soldados ocorre após um ano de curso realizado na Capital. ‘Eles participaram de um seleção que tinha cinco mil inscritos”, destacou.

Viaturas

O Estado investiu mais de R$ 821 mil na compra das 45 novas viaturas, que também reforçarão o policiamento na região central. Elas serão distribuídas da seguinte maneira: 24 ao Policiamento Integrado, 19 ao Policiamento Comunitário e duas para a Ronda Escolar. Desde 1995, o Estado entregou 7.197 viaturas ao policiamento da Capital, sendo 4.686 à PM.

O Policiamento Integrado é aquele em que o policial ocupa uma viatura e, inserido num sistema de policiamento ostensivo de apoio eficaz, age em pontos determinados em subsetores de grande afluxo de pessoas e em horário adequado para alcançar os objetivos.

Já a Ronda Escolar faz parte de um conjunto de ações com objetivo de prevenir o uso e o tráfico de drogas nos arredores das escolas, além de proteger estudantes, professores e servidores públicos. O Policiamento Comunitário é aquele que busca estabelecer-se como um canal permanente de integração entre a Polícia Militar e a comunidade, por meio do policial do bairro. Normalmente, o Policiamento Comunitário age em conjunto com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

Valéria Cintra/Lilian Santos