Governo entrega delegacia, viaturas e sistema de saneamento em São Sebastião

Moradores de cinco cidades serão beneficiados

ter, 02/09/2003 - 16h48 | Do Portal do Governo


A população do município de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, passou a contar, a partir desta terça-feira, dia 2, com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), entregue pelo governador Geraldo Alckmin, e também com 25 viaturas para a Polícia Militar da região e um novo sistema de saneamento básico no bairro de Boiçucanga.

A nova delegacia funcionará no centro da cidade, num prédio de 300 m² doado pela Prefeitura e contará com um delegado, cinco investigadores, dois agentes policiais e quatro viaturas. Os policiais da DIG trabalharão 24 horas enfrentando o crime organizado, roubos, seqüestros e demais delitos nos municípios de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

“A delegacia representa um reforço para essa região que cresceu muito”, destacou o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, explicando que o policiamento será feito de forma integrada entre os policiais das viaturas, das motocicletas, da Força Tática e da Polícia Rodoviária. “A delegacia vai atender desde briga de marido e mulher até tráfico de entorpecentes”, acrescentou ele.

A segurança está sendo reforçada ainda com 25 novas viaturas entregues à Polícia Militar de São Sebastião (6), Caraguatatuba (6), Ilhabela (4) e Ubatuba (9). Oito viaturas serão destinadas à Ronda Escolar, nove vão para o Policiamento Comunitário e outras oito para o Policiamento Integrado desses municípios. O governador disse que as viaturas foram obtidas por meio do pregão eletrônico, o que permitiu ao Governo obter 28% de desconto, possibilitando comprar, ao invés de 700, 870 viaturas, com uma economia de R$ 4 milhões. Ainda na área da segurança, Alckmin lembrou que foi entregue uma nova base da Polícia em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião.

Os moradores do Bairro de Boiçucanga foram atendidos com o novo sistema de saneamento que, segundo Alckmin vai estimular o turismo e melhorar a balneabilidade das praias. Foram investidos R$ mais de 13 milhões nas obras que compreendem 31,1 quilômetros de redes coletoras, 3,1 quilômetros de linhas de recalque, 11 estações elevatórias de esgotos, 1.796 ligações domiciliares e uma Estação de Tratamento de Esgoto de 127 litros por segundo. A entrega beneficiará 12 mil habitantes. “O bairro já tem 100% de água tratada e a meta é que tenha 100% de esgoto coletado e tratado”, completou o governador.

Ele lembrou que está sendo contratado um projeto executivo para a construção do segundo Pier de São Sebastião, com dois atracadores. Segundo ele, a ampliação da Rodovia SP-55 vai facilitar o acesso ao porto. Alckmin explicou que o município também será beneficiado com a construção da terceira faixa na Serra dos Tamoios, que deverá ser concluída em poucos meses com todos os serviços de melhoria.

Valéria Cintra / Gláucia Basile