Governo entrega canal de navegação e inaugura ponte na BR-153 em Promissão

Obras fazem parte do Programa de Ampliação de Capacidade Operacional e de Segurança da Navegação na Hidrovia Tietê-Paraná

sáb, 24/05/2003 - 19h39 | Do Portal do Governo


Promissão – O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, dia 24, um canal de navegação à jusante da eclusa de Promissão, na região de Lins, e descerrou a placa inaugural da nova ponte sobre a BR 153 no município. As obras fazem parte do Programa de Ampliação de Capacidade Operacional e de Segurança da Navegação na Hidrovia Tietê-Paraná. ‘Para mim é uma grande alegria inaugurar uma obra extraordinária para o desenvolvimento da região, de São Paulo e do Brasil, declarou Alckmin. ‘Esta região é o melhor entroncamento intermodal do País’.

Ele assinou, durante o evento, autorização para estudos visando a contratação de serviços, em conjunto com a Fatec de Jaú, para elaboração do Plano Estratégico Hidroviário do Estado de São Paulo. Este plano, que prevê a identificação de conjunto de programas e projetos, definirá a missão do sistema hidroviário e sua visão de futuro, definindo as políticas hidroviárias do Estado e suas estratégias de implantação.

Os investimentos do Governo, em parceria com a iniciativa privada em Promissão, somaram seis milhões de reais, de um total de 70 milhões de reais previstos para operações do mesmo tipo em outras dez pontes que cruzam a hidrovia.

Alckmin assinou também autorização para a abertura de licitação para obras complementares no canal de Promissão, que consiste na escavação subaquática em rochas, entre os quilômetros km 48 e 49 da rota do reservatório de Nova Avanhandava, no valor 2,2 milhões de reais.

O canal de navegação à jusante da eclusa de Promissão foi implantado na margem esquerda do Rio Tietê, com 1.145 metros de extensão, 48,4 metros úteis de largura e três metros mínimos de profundidade. Já o novo trecho da ponte da BR-153 é todo de concreto armado, com 102 metros de extensão, 14 metros de largura de tabuleiro, o que resultou em um gabarito de navegação com largura útil de 40 metros e altura de sete metros.

Essas obras acompanham o forte desenvolvimento do transporte hidroviário no Estado. Elas ampliam a capacidade da Hidrovia Tietê-Paraná, eliminam restrições operacionais e reduzem situações de risco. As obras entregues pelo Governo do Estado neste sábado permitem, ainda, a passagem de comboios em maiores formações e o aumento de calado das embarcações em 10 centímetros, o que acrescerá em 250 toneladas de carga por comboio. Com isso, haverá redução do custo do transporte e maior competitividade do produto no mercado.

Atendendo ao pedido do prefeito de Promissão, Marco Antônio de Souza Simões, o governador liberou 394 mil reais para obras de coleta de esgoto industrial de três empresas do município. Alckmin anunciou, ainda, que as 637 famílias de assentados da região terão acesso ao Programa Geração de Renda. Ele disse também que está propondo ao Governo Federal que o Estado de São Paulo recupere a BR 153.

Lilian Santos