Governo encaminha à Assembléia a aprovação de empréstimo de US$ 20 milhões para a área da cultura

Objetivo é combater a violência em pontos críticos da Capital

qui, 29/08/2002 - 16h01 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado encaminhou nesta quinta-feira, dia 29, à Assembléia Legislativa, o projeto de lei que autoriza o poder executivo a obter empréstimo de US$ 20 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor será empregado no Programa Fábricas da Cultura que tem como objetivo proporcionar atividades culturais para a população que vive em bairros de alto grau de violência e exclusão social.

O projeto prevê a construção de espaços culturais onde serão desenvolvidas aulas de música, grafite, dobradura de papel, capoeira, balé clássico, pintura, vídeo, fotografia, entre outras. Serão erguidos e equipados espaços, além de reequipados outros locais que já realizam atividades culturais.

Se o empréstimo for aprovado pela Assembléia, a previsão é de que em meados de 2003 a Fábrica de Cultura seja estendida a nove bairros: na Zona Norte: Brasilândia e Cachoeirinha; Zona Sul: Cidade Ademar, Capão Redondo e Jardim Ângela; Zona Leste: Itaim Paulista, Jardim Helena, Lajeado e Sapopemba. A estimativa, é de que 1,8 milhão de crianças e adolescentes sejam atendidas em quatro anos.

Reconhecendo a importância das atividades culturais para ajudar no combate à violência, uma missão do BID tem vindo regularmente a São Paulo visitar os bairros da extrema periferia. O mapeamento das regiões foi realizado pela Fundação SEADE que detalhou as áreas de maior risco e que carecem de equipamentos culturais, os chamados vazios culturais.

Valéria Cintra