Governo Eletrônico Paulista será adotado no Estado do Amapá

Em visita ao governador Alckmin, o governador Antônio Waldez demonstrou interesse em adotar a experiência

qua, 26/02/2003 - 19h04 | Do Portal do Governo


Em visita ao governador Geraldo Alckmin, o governador Antônio Waldez demonstrou interesse em levar esta experiência ao seu Estado

A experiência desenvolvida pelo Estado de São Paulo na área de Governo Eletrônico deverá ser utilizada pelo Estado do Amapá. O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, dia 26, a visita do governador Antônio Waldez (PDT), no Palácio dos Bandeirantes. A expressiva redução de custos obtida pelo Estado de São Paulo, desde que iniciou a implantação do Governo Eletrônico, é que motivou o governo do Amapá a buscar esta experiência.

Alckmin disse que o ajuste fiscal foi um dos tópicos debatidos no encontro. Segundo ele, São Paulo está à disposição para aprender com o Amapá e também transmitir alguma experiência. ‘Especialmente na área de governo eletrônico podemos contribuir’, destacou.

Para Waldez, a troca de informações entre os governadores é fundamental, sobretudo no custeio da máquina pública. ‘Temos de estar aprendendo uns com os outros de maneira que possamos diminuir custos e aumentar a capacidade de investimentos, gerando emprego e renda’, analisou.

O governador do Amapá citou o esforço feito por São Paulo na informatização do governo. ‘Estamos trabalhando a possibilidade de implantar o governo eletrônico no Amapá, começando pelo setor da Saúde’, anunciou. Segundo ele, esta é uma forma transparente de fazer economia. ‘Esperamos uma economia significativa, porque a Saúde é uma área em que se gasta muito no serviço público. Requer muitos recursos do governo para bancar um bom atendimento hospitalar ou compra de equipamentos’, afirmou.

O Governo Eletrônico Paulista é um programa que utiliza tecnologia de informação para melhorar a prestação de serviços de forma ágil, econômica, transparente e com qualidade. As vantagens do programa são reconhecidas mundialmente. Dentre as iniciativas implantadas nas mais diversas áreas de governo, destacam-se:

Infocrim – sistema que disponibiliza informações online sobre a criminalidade, por meio de um mapeamento das ocorrências.

Bolsa Eletrônica de Compras – sistema de compras eletrônicas onde todas as transações são feitas pela internet. A medida possibilitou, em média, uma redução de 20% nos preços dos produtos adquiridos pelo Governo Paulista. Além disso, gerou um grande aumento no número de participantes em cada compra.

Poupatempo – Postos que prestam mais de 300 tipos de serviços públicos de forma ágil. Estes postos contam com 98% de aprovação da população.

Delegacia Virtual de Polícia – Sistema que permite ao cidadão registrar ocorrências criminais – roubo de veículo, furto de documentos – diretamente pela internet.

Portal da Internet – Onde o governo disponibiliza 200 tipos de serviços para o cidadão.

Ensino a Distância – Programa especial que possibilitou a formação universitária de 7 mil professores do ensino fundamental da rede pública.

IPVA Eletrônico – sistema eletrônico implantado simplificou o pagamento e dobrou a receita arrecadada.

Central Digital – Site nos idiomas português, espanhol e inglês onde o investidor pode obter todas as informações sobre o Estado de São Paulo para planejar e decidir seu investimento.

Acessa São Paulo – Locais que oferecem acesso gratuito à internet para a população de baixa renda. Estes pontos cotam com a presença de monitores que auxiliam na utilização dos equipamentos.

Pregão Eletrônico – Nova modalidade adotada para que o Estado adquira os mais diversos produtos de maneira rápida e transparente. No processo comum, a escolha da empresa vencedora da licitação chega a demorar 60 dias, enquanto no pregão isso ocorre no mesmo dia.

Rogério Vaquero


Leia também:

  • Alckmin debate a aprovação das reformas com o governador do Amapá