Governo e organizações sociais promovem a IV Mostra Sul no Jardim Ângela

Com o tema 'Família em Ação' a mostra pretende atrair cerca de 15 mil pessoas

sáb, 06/09/2003 - 15h59 | Do Portal do Governo


O Clube da Turma M´Boi Mirim/Espaço Criança Esperança, localizado no bairro Jardim Ângela, periferia da zona sul da Capital, está realizando neste sábado, dia 6, a IV Mostra Sul, programa anual promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social e organizado pelo Serviço Social Bom Jesus de Piraporinha.

Com o tema “Família em Ação” a mostra pretende atrair cerca de 15 mil pessoas durante todo o dia oferecendo acesso a uma série de atendimentos como odontológico preventivo, vacinação para adultos, teste de diabetes para mulheres, corte de cabelo, emissão de RG, CPF, carteira de trabalho, regularização de carteira de motorista, além de jogos esportivos (futsal, voleibol e skate).

O governador Geraldo Alckmin participou da mostra que também conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, do Governo federal, da iniciativa privada e de cem organizações sociais.

Segundo Governador, esse tipo de ação age diretamente nas causas da violência e possibilita melhor qualidade de vida para as pessoas. ‘É um exemplo de participação, estão aqui hoje diversas crianças, jovens , pais e organizações da sociedade civil. É a comunidade presente trabalhando para promover lazer e acesso aos serviços públicos’. Alckmin comparou essa mostra ao programa lançado há menos de um mês pelo Governo do Estado, Escola da Família: Espaço da Paz, que está abrindo as 6 mil escolas estaduais nos fins de semana oferecendo à comunidade atividades de cultura, esporte e lazer.

A Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, informou que este ano o Governo do Estado está investindo na região Sul da Capital R$ 18,8 milhões em programas sociais. ‘São ações para integrar as pessoas e melhoras a sociabilidade’. Os bairros beneficiados são Engenheiro Marsilac, Capão Redondo, Cidade Ademar, Campo Limpo, Grajaú, Parelheiros, Pedreira, Cidade Dutra, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Socorro, Campo Grande, Campo Belo, Itaim Bibi, Moema, Santo Amaro, Vila Andrade, Ipiranga, Saúde, Cursino, Jabaquara, Sacomã e Vila Mariana.

Em parcerias com organizações civis, religiosas e outros órgãos públicos, são realizados os seguintes projetos: atendimento a crianças e adolescentes (como o programa SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, oficinas de arte e iniciação profissional); voltado às famílias (Renda Cidadã e Fortalecendo a Família), e aos idosos Centro de Convivência e Referência), além das pessoas portadoras de deficiência (projetos de Habilitação/Reabilitação).

Ao longo do dia estão sendo realizados shows de dança e teatro de grupos musicais da região. A praça alimentação fica ao lado da piscina, onde as barracas montadas por pessoas da comunidade venderm ao público sanduíches, churrasco, salgados, bolos, doces, refrigerantes, lanche natural, chá e café.

Valéria Cintra/Rogério Vaquero/Cristiano Matsuda