Governo do Estado vai lançar Programa de Galpões do Agronegócio

nd

qui, 02/05/2002 - 20h07 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai lançar o Programa de Galpões do Agronegócio. O lançamento será no próximo dia 8, em São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, dia 1º, durante a abertura da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva, em Porto Feliz, região de Sorocaba.

Inicialmente serão implantados 250 galpões com mil metros quadrados cada. Serão beneficiados os municípios que apresentarem projetos de no mínimo cinco atividades ligadas ao agronegócio. O galpão funcionará como incubador de empresas.

Os galpões serão construídos em terrenos doados pelas prefeituras. O objetivo desta iniciativa é gerar emprego e renda a partir da transformação (agregação de valor) da produção rural de cada município. As atividades nesses galpões poderão ser desenvolvidas tanto por produtores quanto por associações de produtores ou microempreendedores da agroindústria.

De acordo com o secretário da Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, atualmente só são aceitos no Ceasa produtos que passam por uma avaliação de qualidade. ‘O tomate, por exemplo,não pode ser enviados em caixotes para o Ceasa. O produto precisa ser calssificado, selecionado e embalado corretamente’, exemplificou.

Segundo Meirelles, nos galpões serão realizados os processo de classificação, seleção e embalagem. ‘Produtos que não estiverem estragados, mas que pelo peso ou tamanho não passarem nos testes de qualidade e por esta razão não seriam aceitos no Ceasa, poderão ser transformados em produtos artesanais. Um tomate muito pequeno pode ser transformado em tomate seco, extrato ou suco’, explicou o secretário. Isto permitirá a geração de emprego e renda e reduzirá os prejuízos do agricultores.

Cíntia Cury / Adriana Reis