Governo do Estado vai distribuir 2 milhões de folhetos para prevenção da dengue

Distribuição será realizada em todos os municípios paulistas

seg, 18/03/2002 - 14h34 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado vai distribuir 2 milhões de folhetos para prevenção contra a dengue. A campanha terá início no próximo sábado, dia 23 de março, data estabelecida como o Dia Estadual de Combate à Dengue. O material está sendo produzido pela Sucen – Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde e a distribuição será articulada pela Defesa Civil.

Nesta segunda-feira, dia 18, foi realizada uma reunião no Palácio dos Bandeirantes para discutir os rumos da campanha. A coordenadora de Educação e Saúde da Sucen, Suely Yasumaro, disse que no sábado será feita uma concentração das ações contra a dengue para chamar a atenção dos moradores. “Somente com a participação dos moradores será possível reverter a situação”, destacou.

Ela afirmou que o ato será simbólico, pois o trabalho de conscientização tem de ser intenso durante todo o ano. “Por isso estamos buscando o apoio de escolas, empresas e, agora, da Defesa Civil para ampliar a divulgação das informações”, explicou

O chefe da Defesa Civil, coronel Roberto Allegretti, acredita que a colaboração será fundamental para uma campanha articulada. “Nosso plano de distribuição já está pronto. Temos condições de mobilizar pessoas nos 645 municípios do Estado, por meio dos órgãos regionais e municipais”, explicou.

Operação Verão 2001 / 2002

Durante a reunião também foram apresentados os resultados parciais da Operação Verão da Defesa Civil. A Operação Verão só será encerrada no último dia de março, mas até agora os números são animadores.

Allegretti informou que a intensificação das ações preventivas possibilitou a redução do número de vítimas decorrentes de inundações e deslizamentos, em comparação ao ano passado. “Faltam poucos dias para o fim da Operação Verão e até agora estamos com menos da metade do número de vítimas fatais”, comparou.

Cada cidade paulista possui uma comissão municipal da Defesa Civil e a Defesa Civil Estadual realiza a articulação das ações. Allegretti destacou que as ações da Defesa Civil também minimizam os danos materiais. “Identificamos as áreas de risco iminente e realocamos as pessoas que ocupam estes locais, com seus pertences, para outros lugares”, disse.

Além da prevenção, a Defesa Civil auxilia na prestação de socorro, assistência às vítimas e recuperação de estragos causados pelas chuvas.

Rogério Vaquero